Logo O POVO+
Ceará encara Coritiba para confirmar a ida para a Sul-Americana
Esportes

Ceará encara Coritiba para confirmar a ida para a Sul-Americana

Sem grandes pretensões na penúltima rodada, Vovô enfrenta o rebaixado Coxa no Couto Pereira-PR. Vitória simples garante matematicamente a vaga continental. Alvinegro já pensa na próxima temporada
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Felipe Vizeu deve ter chance como titular do Ceará contra o Coritiba (Foto: Aurelio Alves)
Foto: Aurelio Alves Felipe Vizeu deve ter chance como titular do Ceará contra o Coritiba

O Ceará entra em campo na penúltima rodada do Campeonato Brasileiro diante do já rebaixado Coritiba-PR com a cabeça na próxima temporada. O clube iniciou o planejamento para o ano de 2021, deu férias a jogadores, liberou atletas e anunciou novos reforços. Sem grandes pretensões, o Vovô joga hoje, às 18h30min, na capital paranaense, apenas para confirmar matematicamente a classificação para a Copa Sul-Americana.

Com a permanência garantida de forma antecipada, a seis rodadas do fim da competição, e sem chances de classificação para a pré-Libertadores, o Alvinegro de Porangabuçu tem vaga para a Sul-Americana encaminhada. Há dois jogos do encerramento do Brasileirão, os cearenses têm 46 pontos na 12ª colocação e 99,87% de chances de ir para a "Sula". Matematicamente, a equipe precisa fazer somente dois pontos contra os rebaixados Coritiba e Botafogo-RJ, adversário da última rodada, ou que Fortaleza ou Sport tropecem.

Em meio ao cenário de dever cumprido na Série A, a diretoria alvinegra avançou na montagem do elenco para a temporada de 2021, que terá início após o torneio nacional. Nesta semana, o clube anunciou o desligamento do lateral-direito Samuel Xavier, do zagueiro Eduardo Brock e do goleiro Diogo Silva. Os reforços foram divulgados de uma vez. São eles: o atacante Jael, o meia Marlon, o volante Willian Oliveira, o zagueiro Jordan e o goleiro João Ricardo. Ontem, o time acertou o empréstimo do meia Jorginho.

Luiz Otávio, Fabinho e Fernando Sobral foram liberados para férias. Os dois últimos, inclusive, tiveram os contratos renovados. O novo vínculo mais aguardado foi outro a sair da especulação e virar realidade: Vina assinou até 2024. O técnico Guto Ferreira também está garantido por mais um ano, bem como os executivos Sérgio Dimas e Jorge Macedo.

É nesse ambiente de planejamento em curso que o Ceará buscará a vitória sobre o Coxa para confirmar na matemática a classificação para a Sul-Americana. "Gordiola" terá pelo menos quatro alterações no time titular. A dupla de volantes deve ser formada por Charles e Naressi ou William Oliveira, enquanto na lateral direita Eduardo assume o posto. Na zaga, Klaus fará parceria com Tiago Pagnussat.

As dúvidas para a partida são o meia Lima e o atacante Cléber, que se recuperam de lesões. O centroavante titular deve ser Felipe Vizeu, independentemente da condição física do concorrente de posição. Já a outra vaga aberta no ataque, caso Lima não vá a campo, pode ser preenchida por Saulo Mineiro.

Sem qualquer pretensão no campeonato, o rebaixado Coritiba também entra em campo contra o Ceará com o planejamento para a próxima temporada em curso. O clube já anunciou quatro reforços para a Série B e está próximo do quinto, o atacante Léo Gamalho, que tem acordo verbal com o time paranaense. A diretoria do Coxa deve fazer reformulação pesada do elenco após o fim do Brasileirão.

O técnico Gustavo Morínigo tem usado as últimas rodadas da Série A como teste para a temporada seguinte. O Coxa venceu o Palmeiras por 1 a 0 no jogo passado, atuando em casa. O Ceará ostenta sequência negativa de quatro partidas sem vencer.

Coritiba x Ceará

Coritiba
4-3-3: Arthur; Jonathan, Rhodolfo, Sabino e Guilherme Biro; Hugo Moura, Matheus Bueno e Mattheus Oliveira; Robson, Ricardo Oliveira e Neílton. Téc: Gustavo Morínigo

Ceará
4-2-3-1: Richard; Eduard, Klaus, Tiago Pagnussat e Bruno Pacheco; Charles e William Oliveira (Naressi); Léo Chú, Lima (Saulo Mineiro) e Vina; Felipe Vizeu. Téc: Guto Ferreira

Data: 20/2/2021
Horário: 18h30min
Local: Couto Pereira-PR
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique-RJ
Assistentes: Rodrigo Figueiredo Henrique-RJ (Fifa) e Carlos Henrique Alves-RJ
VAR: Rodrigo Carvalhaes de Miranda-RJ
Transmissão: Premiere, TNT e Rádio O POVO CBN

O que você achou desse conteúdo?