A espera acabou. Hoje, o torcedor do Ceará finalmente conhecerá os adversários da equipe na fase de grupos da Copa Sul-Americana 2021. O sorteio acontecerá em Luque, no Paraguai, a partir das 13 horas, e terá transmissão ao vivo na página oficial da Conmebol no Facebook.
A torcida alvinegra aguarda há mais de um mês a definição dos rivais. A expectativa de ver o time jogar a Sul-Americana e atuar pela primeira vez fora do Brasil em jogos oficiais teve início logo após o Vovô confirmar vaga na competição internacional, em 20 de fevereiro, quando bateu o Coritiba-PR por 2 a 0 na penúltima rodada da Série A 2020. A equipe de Porangabuçu terminou o Campeonato Brasileiro em 11º, com 52 pontos, a melhor campanha da história do clube cearense na era dos pontos corridos.
O sorteio definirá os integrantes dos oito grupos da fase inicial do torneio, cada um com quatro equipes. A Conmebol define os times a partir dos quatro potes, com times divididos a partir do ranking. O Ceará estará no pote três.
LEIA MAIS
A temporada 2021 marca mudança no regulamento da Sula, que terá fase de grupos pela primeira vez. Esta etapa da competição contará com 16 times classificados na fase preliminar (dois de cada país: Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela), além de seis brasileiros e seis da Argentina. Por fim, somam-se os quatro eliminados na última fase da pré-Libertadores.
Dos brasileiros, Corinthians-SP e Athletico-PR está garantidos como cabeças de chave. No pote dois está o Bahia. Junto ao Ceará, o Atlético-GO se encontra no três. Já o RB Bragantino, que não está ranqueado, deve ficar no quatro. É possível que o Brasil tenha mais dois representantes, caso Grêmio-RS e Santos-SP sejam eliminados na última fase da pré-Libertadores.
O Peixe largou na frente do San Lorenzo no jogo de ida, ao vencer por 3 a 1 fora de casa, e encara os argentinos na volta, em Brasília (DF), na próxima terça-feira, 13. Já os gaúchos enfrentam o Independiente del Valle no jogo de ida em jogo remarcado para hoje à noite, no Paraguai, após o governo equatoriano proibir a entrada dos brasileiros por conta de casos de Covid-19 no elenco tricolor. O confronto da volta será na quarta-feira, 14, na Arena Grêmio, em Porto Alegre (RS).
Conforme regulamento da Conmebol, o Ceará só poderá enfrentar rivais brasileiros caso Grêmio e/ou Santos sejam eliminados e entrem no pote 4. Na fase de grupos, o duelo de times do mesmo país acontecerá apenas se a outra equipe cair na Sula vindo de eliminação da pré-Libertadores.
Integrante do pote 3, o Alvinegro fará a estreia na competição como mandante contra o cabeça de chave do grupo. O time comandada por Guto Ferreira pode ter como rival para o primeiro jogo os seguintes clubes, dependendo do sorteio: Independiente-ARG, Lanús-ARG, Rosario Central-ARG, Newell's Old Boys, Jorge Wilstermann-BOL e Emelec-EQU.
De acordo com as datas base do calendário do futebol, o Vovô deve estrear na Sul-Americana no dia 21 de abril. Com o início da competição, o clube de Porangabuçu terá carga de jogos sem prazo de descanso ideal, alternando partidas na Copa do Nordeste e possivelmente no Campeonato Cearense (veja tabela ao lado). (Com informações de Thiago Minhoca)
*Caso avance
Brasil
Argentina
Equador
Bolívia
Chile
Colômbia
Peru
Paraguai
Venezuela
Uruguai
(-) Clubes não ranqueados
*Disputam vaga na Libertadores; quem não avançar, fica na Sul-Americana