Logo O POVO+
Fortaleza espera quebrar novo tabu diante do Bahia e chegar à final da Copa do Nordeste
Esportes

Fortaleza espera quebrar novo tabu diante do Bahia e chegar à final da Copa do Nordeste

Leão nunca avançou diante do Bahia em duelos de mata-mata pela Lampions League. Nesta temporada, Tricolor do Pici já quebrou tabu na fase de grupos
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Zagueiro Juan Quintero está no Fortaleza desde 2019 (Foto: FABIO LIMA)
Foto: FABIO LIMA Zagueiro Juan Quintero está no Fortaleza desde 2019

Fortaleza e Bahia se reencontram pela terceira vez no mata-mata da Copa do Nordeste neste sábado, 24, às 20h30min, no Castelão. Para avançar sem a necessidade de decisão por pênaltis, o Tricolor Cearense precisa quebrar o tabu de nunca ter vencido o Esquadrão neste tipo de confronto na competição regional. O sonho é voltar a disputar a final do torneio após dois anos, quando ergueu a "Orelhuda" pela primeira vez.

Apesar do retrospecto negativo em mata-mata diante do Bahia no Nordestão, o Fortaleza tem lembrança recente positiva quando o assunto é tabu contra o rival. O Leão do Pici bateu os baianos no Castelão, em duelo válido pela fase de grupos do torneio, e conquistou a primeira vitória no histórico de confrontos entre as equipes na competição.

Os tricolores se enfrentaram em duas edições do mata-mata da Copa do Nordeste. Em 2001, em jogo único como o previsto nesta edição de 2021, o Bahia venceu o clube do Pici por 2 a 1 na Fonte Nova, em Salvador (BA), e chegou à decisão, tornando-se campeão depois de levar a melhor sobre o Sport-PE na decisão. Em 2016, em duelos de ida e volta pelas quartas de final, o Esquadrão avançou para a semifinal após empatar em casa e superar o Fortaleza por 2 a 1 no Castelão.

O escrete comandado pelo técnico Enderson Moreira vive fase positiva na temporada. O time chega para encarar o rival no clássico do Nordeste ostentando cinco vitórias consecutivas, incluindo triunfo sobre o próprio clube baiano. Completam a sequência os resultados positivos diante do Ypiranga-RS, na Copa do Brasil, e 4 de Julho-PI, Confiança-SE e CSA-AL, na Copa do Nordeste. O time tem mais de 80% de aproveitamento no "ano".

Soma-se ao fator confiança pelos resultados recentes a preparação. O elenco do Fortaleza teve a semana livre para treinamentos antes de encarar o adversário. Situação contrária viveu o Bahia, que teve de viajar até o Uruguai para enfrentar o Montevideo City pela Sul-Americana na quarta-feira, 21, quando empatou em 1 a 1.

O comandante do Leão terá desfalques na zaga que o obrigará a promover nova dupla na defesa. O técnico não poderá contar com Wanderson, titular no setor nas quartas de final, que fica de fora por questões contratuais junto ao Bahia. Paralelamente, Jackson se recupera de estiramento do ligamento colateral lateral do joelho esquerdo.

Desta forma, Juan Quintero e Marcelo Benevenuto devem formar a dupla titular na zaga do Fortaleza pela primeira vez no ano. O colombiano ficou de fora das últimas duas partidas por opção do treinador Enderson Moreira, enquanto o defensor recém-chegado foi titular neste período. O restante do time deve permanecer o mesmo que venceu o CSA por 2 a 1 nas quartas de final.

Já o Bahia, invicto há quatro partidas com a equipe principal, não teve descanso adequado e fez viagem direta do Uruguai a Fortaleza, ontem, após estreia na Sul-Americana. O técnico Dado Cavalcanti ganha retorno de peso para enfrentar o Leão: o atacante Rossi, que não encarou o Montevideo devido a suspensão. Ele é o vice-artilheiro do Tricolor, com cinco gols, e cumpre função de garçom no time, com quatro assistências. Recém-contratado, o meia Thonny Anderson pode estrear diante dos cearenses.

O que você achou desse conteúdo?