Logo O POVO+
Fortaleza embala com sequência de vitórias e chega a 80% de aproveitamento na temporada
Esportes

Fortaleza embala com sequência de vitórias e chega a 80% de aproveitamento na temporada

Entre Copa do Nordeste e Copa do Brasil, Leão emenda cinco triunfos consecutivos e tenta ampliar marca diante do Bahia para avançar à final da Lampions League
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Bruno Melo ressalta que jogo com Bahia
Foto: Aurelio Alves Bruno Melo ressalta que jogo com Bahia "será uma guerra" na semifinal do Nordestão

Dono da melhor campanha geral da Copa do Nordeste 2021, o Fortaleza chega embalado para disputar uma vaga na final diante do Bahia, no próximo sábado, a partir das 20h30min, na Arena Castelão. Com cinco vitórias consecutivas, a equipe de Enderson Moreira ostenta 80% de aproveitamento na atual temporada e quer manter a boa fase para brigar pelo bicampeonato.

A série positiva do Leão teve início há pouco menos de um mês, em Teresina (PI). No dia 27 de março, o time do Pici bateu o 4 de Julho-PI por 2 a 1, pelo Nordestão. Na sequência, venceu o próprio Bahia pelo mesmo placar, no Castelão. O terceiro triunfo foi pela Copa do Brasil, em que superou o Ypiranga-RS por 1 a 0 e faturou R$ 1,7 milhão em premiação.

No encerramento da fase de grupos da Lampions, em Aracaju (SE), o Tricolor derrotou o Confiança-SE por 1 a 0 e garantiu a liderança do Grupo B. Dentro de casa, nas quartas de final, ganhou do CSA-AL por 2 a 1 e carimbou presença na semifinal do torneio, diante do Esquadrão de Aço.

LEIA MAIS

Em 12 jogos, portanto, o Fortaleza soma nove vitórias, dois empates e apenas uma derrota na atual temporada, o que gera rendimento de 80,6% dos pontos. A confiança oriunda da fase positiva é um dos trunfos para tenta superar os baianos e se credenciar à disputa do título.

"A gente espera fazer um grande jogo contra eles. A gente sabe que não vai ser fácil, a gente espera mesmo uma guerra aqui, mas a equipe vai trabalhar e se preparar bem para ir em busca da tão sonhada final", afirmou o lateral-esquerdo Bruno Melo, autor do gol da vitória sobre o Azulão do Mutange, no último sábado, 17, e veterano do título de 2019.

A sequência de triunfos foi construída após período intenso de turbulência, com pressão sobre o técnico Enderson Moreira e que chegou ao ápice depois do revés para o Santa Cruz-PE — paradoxalmente, o único da temporada. Com mais espaço no calendário para repouso e treinos, a equipe conseguiu apresentar evolução e teve exibição convincente contra o Bahia. O nível de atuação não se repetiu, mas os bons resultados seguiram.

"A gente sabe que é um jogo difícil, a gente entende que o time deles é uma grande equipe, mas temos que continuar do jeito que a gente vem fazendo: um time bem postado, bem arrumado. Taticamente, a gente tem que cumprir as funções para que possa sair vitorioso. Esse é um dos caminhos para conseguir", indicou o atacante Robson, que soma dois gols e duas assistências pelo Tricolor.

O calendário, inclusive, pode ser outro ponto favorável no jogo único da semifinal. Enquanto o Leão do Pici tem foco exclusivo na Lampions e segue em preparação, o Esquadrão terá de dividir as atenções com a Copa Sul-Americana, em que enfrentará o o Montevideo City Torque, do Uruguai, hoje, às 21h30min, no país vizinho.

"A gente tem que se dedicar ao máximo naquilo que o professor vai passar, precisa estar sempre focado. A gente sabe que é uma decisão. Sobre o Bahia, é uma coisa deles, a gente prefere não ficar falando muito, por mais que seja nossa adversário. O jogo no meio de semana não deve interferir em nada, porque quando é decisão a coisa é totalmente diferente, é outra concentração. Então, a gente precisa estar focado no nosso, pensando no nosso trabalho para que, no final do jogo, possa sair vitorioso", alertou Robson.

Números do Fortaleza na temporada

  • 12 jogos
  • 9 vitórias
  • 2 empates
  • 1 derrota
  • 15 gols pró
  • 5 gols contra
  • 80,6% de aproveitamento
O que você achou desse conteúdo?