Logo O POVO+
Após avançar na Copa do Brasil, Fortaleza deve defender liderança da Série A com time misto
Esportes

Após avançar na Copa do Brasil, Fortaleza deve defender liderança da Série A com time misto

Leão liga alerta sobre desgaste dos jogadores depois de largada na elite e Clássicos-Rei decisivos e deve poupar titulares diante do Sport, amanhã à noite
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Robson deve ter nova oportunidade no time titular do Fortaleza contra o Sport (Foto: Aurelio Alves)
Foto: Aurelio Alves Robson deve ter nova oportunidade no time titular do Fortaleza contra o Sport

O êxtase tricolor pela vitória por 3 a 0 sobre o Ceará, na última quinta-feira, 10, pela terceira fase da Copa do Brasil, durou poucas horas. Com calendário cheio, o Fortaleza se reapresentou ontem de olho na partida diante do Sport-PE, às 20h30min de amanhã, e deverá ir a campo com time misto no Castelão para defender os 100% de aproveitamento e a liderança do Campeonato Brasileiro.

Após a semana livre para treinos no final de maio, entre a final do Campeonato Cearense e a largada no Brasileirão, a equipe do Pici não teve mais brecha entre os jogos e emendou quatro partidas de peso: encarou Atlético-MG e Internacional-RS pelo Brasileirão e disputou os dois Clássicos-Rei da Copa do Brasil.

Em um mês de trabalho do técnico Juan Pablo Vojvoda, o Leão conseguiu atingir aproveitamento de excelência: conquistou o tricampeonato estadual, bateu Galo de virada fora de casa, goleou o Colorado na elite e superou o maior rival para avançar às oitavas de final do mata-mata nacional. Nas próximas semanas, até o final de julho, o foco será exclusivo na competição de pontos corridos, com dois jogos a cada sete dias.

"Nós sempre podemos sonhar. Todos podem sonhar, mas o principal é seguir trabalhando. Os sonhos se conseguem trabalhando dia a dia, sem que os sonhos dominem o dia a dia. Sempre temos que ter sonhos, mas o trabalho é muito importante", ponderou o treinador argentino. "Avaliações eu prefiro fazer ao final de um torneio. Passou-se somente um mês de trabalho e devemos seguir por esse caminho", completou.

Desde que chegou ao Tricolor, Vojvoda se notabilizou pela rotatividade de peças e esquemas táticos na equipe. A formação com três zagueiros — em geral, o 3-5-2 — já se firmou como favorita, mas o rodízio de jogadores segue. Via de regra, o comandante preserva atletas de forma pontual e mantém uma base. Contra o Leão da Ilha do Retiro, porém, o número de mexidas pode ser maior.

"É uma possibilidade, rodar ou trocar jogadores. Eu pensarei amanhã (quinta-feira) mais tranquilo, com calma, e decidirei quem são os jogadores para domingo", relatou o treinador, em entrevista coletiva.

Impossibilitado de jogar a Copa do Brasil por já ter atuado pelo Botafogo-RJ, o zagueiro Marcelo Benevenuto volta a ficar à disposição e retoma a titularidade. Juan Quintero, recuperado de lesão, voltou a ser relacionado contra o Ceará e também pode reaparecer na equipe. O volante Matheus Jussa, com dores no ombro, e o meia Lucas Crispim, com incômodo muscular, foram substituídos no decorrer do clássico e devem ser baixas diante do Rubro-Negro.

Com reservas imediatos e outras peças pedindo passagem, o Leão deve poupar ainda outros titulares com maior minutagem, como Yago Pikachu, Matheus Vargas, Wellington Paulista e David. As vagas entre os 11 iniciais para o confronto nordestino podem ser ocupadas por Daniel Guedes, Ronald, Robson e Romarinho, por exemplo.

Made with Flourish
O que você achou desse conteúdo?