Logo O POVO+
Testes, alinhamentos e trabalho físico: os primeiros dias de Tiago Nunes no Ceará
Esportes

Testes, alinhamentos e trabalho físico: os primeiros dias de Tiago Nunes no Ceará

Novo técnico do Vovô encerra primeira fase dos treinos no clube, dedicada a conhecer a fundo o elenco. A partir de segunda-feira, ele começa a pensar em definições coletivas
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Técnico do Ceará, Tiago Nunes deve passar a fazer trabalhos mais intensos na próxima semana
 (Foto: Aurelio Alves)
Foto: Aurelio Alves Técnico do Ceará, Tiago Nunes deve passar a fazer trabalhos mais intensos na próxima semana

A primeira parte da mini-intertemporada que o novo técnico do Ceará, Tiago Nunes, realiza junto ao elenco se encerra hoje pela manhã, com treino no estádio Carlos de Alencar Pinto, na sede do clube.

Nos primeiros quatro dias, contando com o de hoje, o comandante alvinegro tem conhecido melhor os jogadores e as características que cada um possui, feito alguns testes e alinhado situações de acordo com o método de trabalho dele. Amanhã o grupo folga e, a partir de segunda-feira, os trabalhos devem ficar mais intensos.

As atividades têm se dividido em parte física e técnico-tática. Nunes ainda não se preocupou em formar time e definir titulares. O momento é de experiências e recuperação. O bom preparo físico dos atletas e a qualidade do elenco, bem avaliado pela nova comissão técnica, devem ajudar na celeridade dos trabalhos.

“Essa parada é fundamental para os jogadores conseguirem dar uma recuperada. A questão estrutural é muito sobrecarregada no calendário, paralelamente tem um novo comando técnico, novo comando tático. As coisas no futebol não andam separadas, andam todas no mesmo lado. Então nesse período a gente vai ter uma atenção especial a toda essa questão estrutural, de forma a minimizar o risco. A gente trabalha muito no limite, é uma equipe muito aguerrida, que trabalha muito na parte física e com muito potencial”, disse o preparador físico André Volpe.

Para que tudo caminhe como quer, Tiago Nunes tirou a manhã de quinta-feira para se reunir com todos os departamentos ligados ao futebol, desde nutrição até o departamento médico. Ontem, o novo técnico teve a oportunidade de conhecer a Cidade Vozão, centro de treinamento em Itaitinga, onde o clube trabalha as categorias de base.

No campo, além da parte física, os trabalhos com bola apareceram desde o primeiro dia, antes mesmo da apresentação oficial. Treinos com foco em passe, saída de jogo e atuação em espaço reduzido foram aplicados. Tiago Nunes trabalhou jogadas interligando setores, como, por exemplo, transições ofensivas. Foram feitos treinos também de tramas de ataque iniciadas por defensores.

Durante as atividades, Nunes tem mexido bastante no elenco. No miolo de zaga por exemplo, já utilizou as três combinações entre Messias, Luiz Otávio e Gabriel Lacerda. Na lateral direita, tem experimentado o mais jovem dos três zagueiros. E entre os volantes, Sobral já teve a companhia de Fabinho, Naressi e até do garoto Geovane, de 22 anos, que inclusive renovou contrato com o Vovô até 2023.

No geral, Tiago Nunes tem procurado usar todos os jogadores que tem à disposição para ter uma noção exata do que possui e só depois começar a pensar em titulares e reservas, além de esboçar times em campo. A partir de segunda-feira, quando os trabalhos forem retomados, uma semana exata separará o novo técnico de sua estreia pelo Ceará, contra seu ex-clube, o Grêmio-RS.

O POVO apurou que Tiago Nunes ainda não fez nenhuma solicitação por reforços e não tem pressa para isso. A expectativa, inclusive, é que ele só tenha essa iniciativa, se achar necessário, após o primeiro jogo pelo Vovô. A diretoria do clube tem demonstrado satisfação com a condução inicial do treinador.

Made with Flourish
O que você achou desse conteúdo?