Logo O POVO+
Ainda sem definição da equipe titular, Tiago Nunes inicia treinos coletivos nesta semana
Esportes

Ainda sem definição da equipe titular, Tiago Nunes inicia treinos coletivos nesta semana

Treinador do Vovô pretende intensificar os trabalhos coletivos para definir a equipe titular que enfrenta o Grêmio-RS no domingo, 12, às 11 horas, em Porto Alegre (RS)
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Tiago Nunes intensificou o volume de treinos no Ceará nesta semana (Foto: Aurelio Alves)
Foto: Aurelio Alves Tiago Nunes intensificou o volume de treinos no Ceará nesta semana

Em Fortaleza desde a última quarta-feira, 1, o novo técnico do Ceará, Tiago Nunes, utilizou os primeiros quatro dias de treinamento para realizar testes e alinhar situações de acordo com o seu método de trabalho. As atividades foram divididas entre parte física e técnico-tática.

A partir desta segunda-feira, 6, o comandante alvinegro passou a fazer treinos coletivos com mais frequência e um esboço da equipe titular que irá enfrentar o Grêmio-RS, domingo, 12, às 11 horas, na Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS), deve ganhar forma. Alguns jogadores foram testados em situações táticas do jogo, como saída de bola, troca rápida de passes, transições ofensivas e atuação em espaço reduzido.

"É uma metodologia de trabalho totalmente diferente. A gente está tentando entender o trabalho do Tiago, por mais que alguns jogadores já tenham jogado contra equipes que ele treinou. Tivemos a primeira semana de trabalho com ele, uma semana muito intensa. Deu para sentir que não só nós, jogadores, mas ele também está muito focado no trabalho, querendo muito buscar bons resultados e fazer história no clube", disse o lateral-esquerdo Bruno Pacheco, em coletiva.

O veterano do grupo apontou que o treinador tem feito muitos testes no elenco. "Nos trabalhos que ele tem feito, tem feito muita rodagem de todos os atletas para todo mundo se sentir importante. Esse é o caminho. A gente sabe que ele está querendo muito, vai tentar extrair o máximo de cada jogador para a gente buscar evolução e bons jogos. Ele também está querendo fazer história no clube", resumiu.

Segundo O POVO apurou, Gabriel Dias pode voltar ao time titular na lateral direita. Geovane, Erick e Jael também estiveram entre os testados, além da dupla de zaga, com variações entre Messias, Luiz Otávio e Gabriel Lacerda.

Tiago Nunes chega ao Ceará com uma boa estrutura defensiva deixada por Guto Ferreira, mas encontra um time com baixo repertório ofensivo. Em seus trabalhos, o gaúcho de 41 anos procura prezar pela posse da bola e ser propositivo, com passes para frente, realizando triangulações e ocupando o campo de ataque com muitos jogadores. Quando perde a bola, o time faz uma marcação-pressão para recuperá-la rapidamente. É um estilo intenso, que requer muita organização e boa preparação física dos atletas.

Formações táticas, no entanto, só devem ser definidas ao longo da semana. No Athletico-PR, clube onde teve maior sucesso, o treinador utilizou com frequência um 4-2-3-1 quando tinha a posse da bola e um 4-4-2 para se defender. As variações, segundo o comandante, dependem das características dos atletas do elenco e do adversário.

"Existe uma diferença significativa entre posição e função. Se pegarmos o desenho tático de uma equipe, a posição às vezes nos mostra um 4-4-2, um 4-2-3-1, um 3-4-3. A função varia muito de acordo com o jogo, do andamento de onde os espaços vão ser oportunizados para tirar proveito do adversário, quais jogadores você precisa colocar em cada setor do campo. Essas alternâncias elas vão variando muito de acordo com o que encontramos no perfil do grupo e do adversário. Nos meus últimos trabalhos, tivemos uma variabilidade grande de organizações (táticas)."

Made with Flourish
O que você achou desse conteúdo?