Logo O POVO+
Trio de zaga do Fortaleza tem boa participação ofensiva na Série A
Esportes

Trio de zaga do Fortaleza tem boa participação ofensiva na Série A

Além de mostrarem qualidade na defesa, Benevenuto, Tinga e Titi possuem gols e assistências contabilizados e participaram diretamente de 8 dos 30 tentos que o Leão marcou no Campeonato Brasileiro
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Benevenuto já marcou três gols no Brasileirão (Foto: Rafael Vieira/AE)
Foto: Rafael Vieira/AE Benevenuto já marcou três gols no Brasileirão

Não é a primeira vez que você lê sobre o trio de zaga do Fortaleza por aqui. A formação com Tinga, Marcelo Benevenuto e Titi na primeira linha da disposição tática do Tricolor encaixou tão bem que quando um deles não pode jogar, o time costuma ter problemas defensivos.

Desta vez, no entanto, o assunto é a produção ofensiva desses três defensores. Talvez você ainda não tenha se atentado a isso, mas os primeiros homens de linha do Fortaleza estão ligados diretamente a 8 dos 30 gols que o time marcou na Série A do Campeonato Brasileiro até aqui — 26,6% das bolas na rede.

Os números individuais são os seguintes: Benevenuto já marcou três gols, enquanto Titi e Tinga fizeram um, cada. Os dois últimos, no entanto, também possuem assistências, sendo duas para o camisa 2 e outra do 44.

Benevenuto tem sido o mais decisivo. Os três tentos marcados pelo camisa 5 tiveram grande importância para as partidas em que foram marcados. A começar pelo gol de empate contra o Palmeiras-SP, na 15ª rodada, feito poucos minutos depois de o Verdão abrir o placar com um gol contra. A resposta rápida recolocou o Tricolor na partida, que até virou o jogo depois. Foi o zagueiro também o responsável pelo tento de empate do Leão com o Juventude-RS (1 a 1) e, mais recentemente, pela vitória sobre o Sport-PE na Arena Pernambuco (1 a 0).

Há uma curiosidade interessante nos gols de Benevenuto. Além dos três terem sido de cabeça, nascendo de uma bola parada, todos tiveram assistência de Lucas Crispim, cobrando uma falta e dois escanteios.

Zagueiro pela esquerda, Titi abriu o caminho da goleada de 5 a 1 sobre o Internacional, ainda na segunda rodada. Ele aproveitou o rebote de uma cobrança de falta que explodiu na trave. Já a assistência dada por ele foi um primeiro desvio de cabeça antes de Matheus Vargas desviar com outra cabeçada a bola para a meta, na segunda trave. Este não adiantou muita coisa, porque foi na derrota por 4 a 2 para o Bahia, no último jogo do primeiro turno.

A título de informação, Titi também têm uma assistência pela Copa do Brasil. Foi ele que esticou a bola para David dominar, invadir a área entre os zagueiros e marcar o terceiro gol contra o São Paulo, na vitória do Leão por 3 a 1 no jogo de volta das quartas de final.

Apesar de ser o defensor de histórico mais goleador dentre os três zagueiros do Fortaleza, na atual edição da Série A Tinga tem sido mais discreto. O único gol que ele marcou foi na derrota no Clássico-Rei da 14ª rodada, por 3 a 1. No quesito assistências, ele conseguiu ser mais importante. Foi o autor da cobrança de lateral direto na grande área para Pikachu, que emendou de primeira e fez um gol memorável contra o Internacional-RS, no Castelão, e deu o passe para Robson arriscar de longe e marcar, contra o Corinthians-SP, na rodada 11.

Da trinca de zagueiro do Leão, Tinga e Titi têm contrato longo, até o fim de 2023 e 2022, respectivamente. Quanto à Benevenuto, que é líder de rebatidas entre todos os defensores da Série A, o empréstimo do Botafogo termina no fim da temporada, mas a diretoria tricolor admite deseio de comprar o atleta.

Made with Flourish
O que você achou desse conteúdo?