Logo O POVO+
NBA: Brooklyn Nets decide afastar Kyrie Irving por se recusar a ser vacinado
Esportes

NBA: Brooklyn Nets decide afastar Kyrie Irving por se recusar a ser vacinado

Armador do time nova-iorquino é o mais famoso dos poucos jogadores da Liga que recusam vacina contra Covid-19. Duas cidades, Nova York e São Francisco, exigem passaporte de imunidade para atletas locais entrarem em quadra
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
No post, Kyrie reconhece que compartilhou um documentário que "continha algumas falsas declarações, narrativas e linguagens antissemitas". (Foto: Sarah Stier / GETTY IMAGES AMÉRICA DO NORTE / AFP)
Foto: Sarah Stier / GETTY IMAGES AMÉRICA DO NORTE / AFP No post, Kyrie reconhece que compartilhou um documentário que "continha algumas falsas declarações, narrativas e linguagens antissemitas".

A "novela" envolvendo Kyrie Irving na NBA ganhou um novo e importante capítulo ontem. O jogador foi afastado pela direção do Brooklyn Nets por se recusar a tomar a vacina contra a Covid-19. De acordo com a franquia de Nova York, ele ficará afastado enquanto não puder disputar normalmente todas as partidas da NBA.

"Dada a evolução da situação e após deliberação minuciosa, decidimos que Kyrie Irving não jogará ou treinará com a equipe até que seja elegível para ser um participante completo da temporada. Kyrie fez uma escolha pessoal e respeitamos seu direito individual de escolher. Atualmente, esta escolha restringe sua capacidade de ser um membro em tempo integral da equipe e não permitiremos que nenhum membro de nosso time participe com disponibilidade apenas parcial", disse o time, em comunicado.

A polêmica em torno de Irving se deve à recusa do jogador em revelar se foi vacinado ou não. Isso já estava impedindo que jogasse as partidas dos Nets em casa, por causa das restrições impostas pela cidade de Nova York.

Uma lei da cidade americana determina que pessoas não vacinadas não podem participar de grandes eventos em locais fechados. Inicialmente, o técnico Steve Nash descartou a presença do jogador nas partidas em casa. Agora esse desfalque vai se estender para todos os jogos. A temporada regular da NBA vai começar no dia 19 deste mês.

"É imperativo que continuemos a construir a química como uma equipe e permaneçamos fiéis aos nossos valores de união e sacrifício há muito estabelecidos. Nossos objetivos para o campeonato e a temporada não mudaram, e para atingir essas metas cada membro de nossa organização deve olhar na mesma direção. Estamos entusiasmados com o início da temporada e ansiosos por uma campanha de sucesso que deixará o Brooklyn orgulhoso", finaliza o comunicado do Brooklyn Nets.

Irving já perdeu os três primeiros jogos da equipe na pré-temporada. Ficará fora também do quarto e último jogo, nesta quinta-feira. Favoritos ao título, os Nets vão estrear na temporada no dia 19, contra o Milwaukee Bucks, atual campeão da NBA, fora de casa.

Kyrie Irving tem longo histórico de negacionismo científico. Além da polêmica da vacina, ele é acusado de disseminar uma corrente em grupos de mensagens de jogadores, na qual aponta uma conspiração em torno do imunizante. A situação fica ainda mais delicado por ele ser vice-presidente da Associação de Jogadores da NBA (NBPA), espécie de sindicato da categoria. 

Outro jogador que se negava a revelar o status de vacinação apesar de jogar em um clube de cidade onde é proibido atuar sem imunizante era o canadense Andrew Wiggins, do Golden State Warriors. Na semana passada, porém, o ala confirmou "ter sido obrigado" a receber a vacinação.

O que você achou desse conteúdo?