Logo O POVO+
Uruguai, Argentina, Chile e Paraguai lançam candidatura única para Copa do Mundo de 2030
Esportes

Uruguai, Argentina, Chile e Paraguai lançam candidatura única para Copa do Mundo de 2030

Quarteto sul-americano se une para tentar sediar Mundial, que completará 100 anos em 2030. "É o sonho de um continente", diz Alejandro Domínguez, presidente da Conmebol
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Taça da Copa do Mundo em evento de comemoração dos 20 anos do penta da seleção brasileira na Copa do Mundo (Foto: Lucas Figueiredo/CBF)
Foto: Lucas Figueiredo/CBF Taça da Copa do Mundo em evento de comemoração dos 20 anos do penta da seleção brasileira na Copa do Mundo

As federações de futebol de Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai oficializaram, em cerimônia realizada ontem, uma candidatura conjunta para sediar a Copa do Mundo de 2030, quando o evento completará 100 anos de sua criação. O lançamento foi realizado no Estádio Centenário de Montevidéu, palco da maioria dos jogos do primeiro Mundial da história, em 1930, inclusive das semifinais e da final, vencida pelos anfitriões diante da seleção argentina.

Autoridades políticas e esportivas foram recepcionadas no lendário estádio pelo presidente uruguaio Luis Lacalle Pou. Reunidos, eles concretizaram uma candidatura que vem sendo planejada desde 2017. Inicialmente, a união era apenas entre Argentina e Uruguai, mas Chile e Paraguai se juntaram ao bloco, com o apoio da Conmebol.

"Este é o sonho de um continente. A América do Sul entende que o futebol tem que reconhecer e não disputar, porque vão haver mais mundiais, porém é apenas uma vez que se completa 100 anos. Em uma ocasião como essa, é preciso voltar para casa", afirmou o presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez, em coletiva de imprensa. "Acreditamos que o motivo seja mais que o suficiente para que a Fifa aceite esta como uma só candidatura", completou.

Depois da estreia no Uruguai, a Copa do Mundo teve mais quatro edições na América do Sul, duas delas no Brasil (1950 e 2014), uma no Chile (1962) e uma na Argentina (1978). Entre os países da candidatura conjunta, o Paraguai é o único que jamais recebeu o evento em seus estádios.

A Fifa espera definir a sede da Copa de 2030 até 2024, e a proposta sul-americana deve ter concorrência. Em junho de 2021, Portugal e Espanha também se lançaram juntos em uma tentativa de sediar a edição centenária. Reino Unido e Irlanda cogitaram entrar na briga, mas desistiram do lançamento. Também foram especuladas propostas de países como Marrocos e Israel.

Depois da Copa do Catar, em novembro deste ano, a edição de 2026 será realizada conjuntamente por México, Canadá e Estados Unidos. Marrocos concorreu com o bloco norte-americano na votação realizada em 2018 e teve 32% dos votos contra 66% dos vencedores.

O que você achou desse conteúdo?