Pela primeira vez na história, a Copa do Mundo de futebol será realizada no segundo semestre do ano. E essa é uma boa notícia para a economia brasileira. Segmentos da indústria e comércio veem a mudança com bons olhos e projetam "golaço" nos lucros na metade final do ano. A perspectiva de consumidores com 13° salário no bolso na época do mundial anima industriais e lojistas.
A expectativa no mercado é que, após um primeiro semestre difícil, com inflação e juros em alta, a economia nacional se estabilize puxada pela demanda das famílias, já que existe uma tendência de baixa nos preços. A previsão para o índice de preços ao consumidor (IPCA) em 2022 caiu para 7,96% ao fim do ano. Menos do que os 10,06% de 2021.
Segundo o Índice de Confiança Empresarial (ICE), medido pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre-FGV), houve crescimento da confiança em junho ao melhor nível desde outubro de 2021. Foi o quarto avanço mensal seguido.
Os dados levam em consideração a avaliação dos setores de indústria, comércio, serviços e construção. A confiança subiu em 63% dos 49 segmentos, com o comércio sendo o setor com os empreendedores mais animados com o futuro.
O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Fortaleza, Assis Cavalcante, explica que o segundo semestre já é composto pelos períodos mais aquecidos do varejo. No Ceará, esse movimento inicia nas férias de julho e agosto, que têm eventos como o Fortal e Halleluya, que atraem muitos turistas. Depois vem o Dia dos Pais, o Liquida Fortaleza entre agosto e setembro, o Dia das Crianças, Black Friday e Natal.
Incluir a Copa do Mundo neste calendário deve movimentar ainda mais o comércio e Assis projeta lojas em breve decoradas de verde e amarelo com a proximidade do evento. E, aliando ao "encantamento" das pessoas com o evento à proximidade das confraternizações de fim de ano, o congraçamento deve favorecer diversas cadeias.
"A copa sempre demandou muito pois sempre mexeu com diversos setores, como TV, rádio, computadores, agora celulares, tablets. Mexe com o setor de confecção, bares e restaurantes, supermercados. Há uma grande movimentação das cadeias, então entendemos que deve haver um aquecimento", afirma.
Na indústria, as encomendas começam a chegar. No setor de confecção do Ceará a projeção de crescimento do ano é entre 10% e 20%, muito por conta da Copa. O presidente do Sindicato das Indústrias de Confecção do Ceará (Sindconfecções-CE), Daniel Gomes, diz que os primeiros pedidos relacionados devem ser confeccionados a partir de agosto.
"A copa repercute muito forte no nosso setor, e, como estamos tendo a reabertura dos eventos, as pessoas vão se reunir e querem roupas em alusão à seleção brasileira. Junto com o Natal, a Copa deve movimentar bem o nosso setor", diz ele ainda lembrando que em relação ao último mundial, em 2018, o setor projeta lucro 30% melhor.
De acordo com a pesquisa Intenção de Consumo das Famílias (ICF), realizada pela Confederação Nacional do Comércio (CNC), o indicador vem crescendo desde o início do ano e, no fechamento do primeiro semestre, atingiu seu ponto mais alto, com avanço total de 10,1% após seis meses.
Os indicadores ainda revelam que os consumidores com menor escolaridade aceleraram seu consumo, muito ligado a outro indicador positivo na pesquisa: a avaliação positiva dos entrevistados sobre o mercado de trabalho. Segundo o ICF, o grau de segurança no emprego foi o mais alto desde abril de 2020, no início da pandemia.
Mas existem desafios: "O mercado de trabalho continuou subsidiando o avanço do consumo. No entanto, os desafios da elevação dos juros desaceleraram o crescimento do indicador de Acesso ao Crédito, que continua positivo. Mesmo assim, o resultado do primeiro semestre (-2,7%) mostra que as famílias estão enfrentando maiores dificuldades para contratar crédito", diz o levantamento da CNC.
LANÇAMENTOS DEPENDEM DA CONFIANÇA
Na avaliação da CEO da Associação Brasileira de Automação - GS1 Brasil, Virginia Vaamonde, os eventos e datas comemorativas em geral costumam movimentar a indústria para o lançamento de produtos e, historicamente, esse calendário está focado entre o 2° e 3° trimestres, quando as indústrias se preparam para as vendas de fim de ano.
"Como a Copa do Mundo ocorrerá em novembro, esse pode ser mais um fator impulsionador para um aumento na confiança do empresário", afirma, ainda ponderando que o quadro econômico como um todo influencia nessa confiança.
ENTRA SÒ NO ONLINE - Incentivo ao consumo
E quando as compras viram oportunidade de estar presente no torneio? Essa é a estratégia que a Visa desenvolveu em parceria com a Realize CFI, braço financeiro da Lojas Renner S.A., ao lançar a promoção "Você Torcendo no Catar". A iniciativa irá sortear quatro pacotes de viagens para o país sede de Copa do Mundo com direito a um acompanhante para os clientes do Meu Cartão Visa.
Além das viagens, serão sorteados mensalmente vários prêmios como TVs e cashbacks de até R$ 500. Para participar, os clientes que possuem o Meu Cartão Visa (cartão de crédito internacional) deverão se cadastrar no hotsite promocoes.visa.com.br/site/realize/realize-catar/.
Após o cadastro, cada compra a partir de R$ 4 dá ao cliente um número da sorte para concorrer aos prêmios. Quanto mais comprar, mais números. Serão três sorteios, mensais, sendo o último contemplando os pacotes para o Catar.
GS1
Na avaliação da CEO da Associação Brasileira de Automação - GS1 Brasil, Virginia Vaamonde, os eventos e datas comemorativas em geral costumam movimentar a indústria para o lançamento de produtos e, historicamente, esse calendário está focado entre o 2° e 3° trimestres, quando as indústrias se preparam para as vendas de fim de ano.
"Como a Copa do Mundo ocorrerá em novembro, esse pode ser mais um fator impulsionador para um aumento na confiança do empresário", afirma, ainda ponderando que o quadro econômico como um todo influencia nessa confiança.