Logo O POVO+
Novo esquema e caras novas: Fortaleza diminui frequência de gols sofridos na Série A
Esportes

Novo esquema e caras novas: Fortaleza diminui frequência de gols sofridos na Série A

Tricolor tomou apenas dois tentos nas últimas seis partidas e há três jogos não é vazado. Mudanças no sistema de jogo e nas peças têm contribuído para a melhora defensiva
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Fernando Miguel tem bons números na meta tricolor (Foto: FABIO LIMA)
Foto: FABIO LIMA Fernando Miguel tem bons números na meta tricolor

Dos últimos nove pontos que disputou na Série A do Brasileiro, o Fortaleza faturou sete. Esse desempenho passa diretamente por um detalhe em comum nas últimas três partidas, que pode até passar despercebido pelo torcedor, que costuma focar na parte ofensiva e, principalmente, no resultado.

O fato, porém, é que contra Santos-SP, Cuiabá-MT e Internacional-RS, o Tricolor não sofreu gols. E isso se torna ainda mais relevante porque nas duas primeiras partidas citadas, os placares foram de 0 a 0 e 1 a 0, respectivamente, ou seja, bastava um tento de um desses adversários e a pontuação do Leão hoje, que é de 21 pontos, seria outra.

Estancar essa sangria é importante para um clube que virou de um turno para o outro com um saldo negativo de oito e hoje deve metade disso. Aliás, essa diminuição na frequência de tentos sofridos no Campeonato Brasileiro vem desde a 17ª rodada, ainda nos jogos de ida. De lá para cá, foram seis jogos e o Tricolor só foi vazado pelo RB Bragantino-SP, por duas vezes. Em compensação, melhorou o ataque e fez seis gols nos seis duelos.

Essa evolução na parte defensiva passa por algumas mudanças coletivas, mas também pelo individualismo. No todo, podemos citar a troca do sistema tático, que fez o Fortaleza passar de uma linha de três jogadores em seu último esquadrão de defesa para uma com quatro atletas.

Além disso, sem os alas agudos, Vojvoda conseguiu compactar mais o espaço entre os defensores e os meio-campistas, dificultando a vida dos adversários, que não encontram mais lugares vazios para explorar. Conta nisso também a forma de jogar mais reativa que o treinador vem adotando em alguns momentos, a depender da situação das partidas.

Na individualidade, pode-se citar o encaixe quase imediato de alguns reforços, que também ofereceram à comissão técnica a segurança necessária para abandonar o sistema 3-5-2, que estava consolidado. O zagueiro argentino Emanuel Brítez e o volante Lucas Sasha são essas peças. Enquanto o primeiro tomou conta da lateral-direita, o outro segurou bem as pontas ao lado de Ronald, nas ausências de Hércules e Zé Welison, e até conseguiu números expressivos.

Na vitória do Fortaleza por 3 a 0 sobre o Internacional, por exemplo, Sasha conseguiu dez desarmes, um recorde em partidas da atual Série A, e ganhou a maioria do duelos que disputou. Das bolas que ele roubava, saíam bons contra-ataques contra o Colorado.

Outro atleta que precisa ser citado é Fernando Miguel. Desde que reassumiu a titularidade na meta tricolor, o goleiro não sofreu gols na Série A. As redes guardadas por ele terminaram intactas contra Palmeiras, Atlético-GO, Cuiabá e Inter, que estão perfeitamente dentro do período de seis jogos mencionado anteriormente. Contra esses quatro times, inclusive, o experiente arqueiro fez, pelo menos, uma defesa considerada difícil em cada.

FORTALEZA, CE, BRASIL, 07-08-2022: Hercules. Fortaleza x Internacional, na Arena Castelão, pelo Campeonato Brasileiro. (Foto: Aurelio Alves/ O POVO)
FORTALEZA, CE, BRASIL, 07-08-2022: Hercules. Fortaleza x Internacional, na Arena Castelão, pelo Campeonato Brasileiro. (Foto: Aurelio Alves/ O POVO)

Em dois jogos no returno, Fortaleza iguala pontuação das 10 primeiras rodadas da Série A

Com a vitória diante do Internacional-RS, na noite deste domingo, 7, o Fortaleza engatou sua primeira sequência de vitórias na Série A 2022. Nos dois jogos do segundo turno da competição, o Tricolor do Pici acumula dois triunfos, diante do Colorado e do Cuiabá-MT. Com os resultados, o Leão soma seis pontos no returno, mesma pontuação das 10 primeiras rodadas do Campeonato Brasileiro.

No primeiro turno do certame, até a 10ª rodada, a equipe comandada por Vojvoda obteve somente uma vitória, além de três empates e seis derrotas. O escrete vermelho-azul-e-branco conquistou o primeiro triunfo na nona rodada, quando venceu o Flamengo-RJ por 2 a 1, no Maracanã.

No returno do Brasileirão, o Fortaleza tem 100% de aproveitamento. Estreou batendo o Cuiabá na Arena Pantanal por 1 a 0 e fez 3 a 0 no Internacional, em casa, diante de quase 40 mil torcedores. Com isso, o Tricolor conseguiu pular para a 17ª posição, apenas a um ponto do primeiro time fora da zona do rebaixamento. O Avaí-SC é o 16º colocado, com 22 pontos ganhos, enquanto o time cearense tem 21.

Próximo desafio

O elenco tricolor se reapresentou na manhã de ontem, no Centro de Excelência Alcides Santos para iniciar a preparação para o Clássico-Rei. O grupo de jogadores folga hoje e retoma as atividades amanhã. Fortaleza e Ceará se enfrentam no próximo domingo, 14, às 16 horas, na Arena Castelão.

O que você achou desse conteúdo?