Logo O POVO+
David Luiz saindo e Guzmán chegando movimentam o dia do Fortaleza
Esportes

David Luiz saindo e Guzmán chegando movimentam o dia do Fortaleza

O Tricolor segue em processo de reformulação no elenco enquanto Renato Paiva tenta dar um novo rumo ao time no Brasileirão
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Zagueiro David Luiz fez apenas 16 partidas pelo Fortaleza
 (Foto: Mateus Lotif/Fortaleza EC)
Foto: Mateus Lotif/Fortaleza EC Zagueiro David Luiz fez apenas 16 partidas pelo Fortaleza

O dia de ontem foi movimentado nos bastidores do Centro de Excelência Alcides Santos. Pela manhã, o zagueiro David Luiz se despediu de funcionários e jogadores do Fortaleza após rescindir seu contrato. Já à tarde, o departamento de futebol encaminhou uma nova contratação para reforçar o plantel: a do meio-campista colombiano Yeison Guzmán.

A saída de David Luiz já vinha sendo discutida internamente há alguns dias. O experiente defensor, anunciado no início desta temporada sob grande expectativa, não conseguiu corresponder dentro de campo. Ao todo, atuou em 16 partidas pelo Leão, com apenas duas vitórias: uma diante do Ferroviário, pela Copa do Nordeste, e outra contra o Fluminense-RJ, pela Série A.

Com passagens por gigantes como PSG (FRA), Chelsea (ING), Arsenal (ING) e Flamengo-RJ, David Luiz seguirá os últimos anos da carreira no Chipre, defendendo o Pafos FC. No clube cipriota, o zagueiro de 38 anos terá contrato de três temporadas, com salário milionário mensal e um projeto fora dos gramados para quando decidir pendurar as chuteiras. A informação foi divulgada em primeira mão pelo colunista do Esportes O POVO, Afonso Ribeiro.

A negociação para o fim antecipado do vínculo ocorreu de forma amigável entre David Luiz e o Fortaleza. As partes chegaram a um acordo de rescisão sem necessidade de compensação financeira por parte do Pafos. Vale lembrar que o contrato do defensor com o Tricolor ia até o final de 2026.

Internamente, a saída do atleta representa um alívio na folha salarial, liberando espaço para novas movimentações no mercado. Outro ponto que pesou para o clube não insistir na permanência de David Luiz foi sua posição na hierarquia do elenco, já que a comissão técnica de Renato Paiva considera que Kuscevic, Gastón Ávila, Gustavo Mancha e Brítez estão em melhores condições para assumir a titularidade.

Em contraponto à saída, há possibilidade de chegada. O Tricolor tem acerto encaminhado com Yeison Guzmán, meia de 27 anos, que pertence ao Torpedo Moscow, da Rússia — clube em que o ex-jogador Ari, atualmente dono do Atlético Cearense, atua como diretor esportivo. Segundo apuração do Esportes O POVO, o departamento de futebol do Fortaleza alinha os últimos detalhes para concluir a negociação.

Inicialmente, Guzmán negociava com outro clube sul-americano. No entanto, o rebaixamento direto do Torpedo Moscow por manipulação de resultados afetou o andamento das conversas. Após o ocorrido, o Fortaleza entrou em contato, e o atleta demonstrou interesse em atuar no Brasil.

Na temporada de 2025, o colombiano marcou cinco gols em 11 jogos. Antes do clube russo, defendeu o Deportes Tolima, onde atuou em 94 partidas, com 28 gols e 17 assistências. Ele também tem passagens por Atlético Nacional e Envigado, ambos da Colômbia.

Curiosamente, Guzmán chegou a ser anunciado por um clube brasileiro. Em 2021, o Cruzeiro divulgou sua contratação, mas o jogador desistiu da transferência e o negócio foi cancelado. À época, ele chegou a gravar um vídeo com a camisa celeste, dizendo ser “mais um louco pelo Cruzeiro” e completou: “Nos veremos em breve”. (Com Afonso Ribeiro e Rangel Diniz/Especial para O POVO)

 

O que você achou desse conteúdo?