Logo O POVO+
Depoimentos na CPI da Covid expõem Bolsonaro
Farol

Depoimentos na CPI da Covid expõem Bolsonaro

Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Primeira semana de atividades da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19. (Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senad)
Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senad Primeira semana de atividades da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19.

Embora os depoimentos prestados na CPI da Covid tenham deflagrado apenas a primeira semana de investigação do colegiado, já está claro que há uma linha-mestra de atuação dos senadores e mais: está evidente, ponto a ponto, o caminho para chegar à responsabilização do presidente da República, Jair Bolsonaro.

Pelo que testemunharam os ex-ministros da Saúde Henrique Mandetta e Nelson Teich e o atual, Marcelo Queiroga, o chefe do Executivo apostou numa estratégia que combinava imunidade de rebanho e divulgação de medicamento ineficaz contra a doença. A negligência da compra de vacinas é consequência da desimportância com o que o Governo Federal tratava o assunto.

Se Bolsonaro acreditava, como de fato acreditava, que a pandemia se tratava de gripezinha curável com cloroquina e para a qual o melhor seria que todos se expusessem logo e se contaminassem, não havia motivo para gastar dinheiro com vacina. O problema: a imunidade coletiva era uma falácia e a cloroquina, um truque barato.

Disso se conclui que o presidente ignorou alertas sucessivos de seus ministros, todos documentados, para que adotasse outra postura que não a do negacionismo e investisse em resposta fundada no que recomendava a melhor ciência: isolamento social, uso de máscara e, quando já era possível, compra de imunizantes. Bolsonaro, contudo, preferiu ouvir o seu "assessor paralelo" e adeptos do terraplanismo. O resultado é o que vemos hoje: o Brasil caminhando para meio milhão de mortos. De quem é a culpa? A resposta nunca pareceu tão fácil de achar.

O que você achou desse conteúdo?