O Complexo Industrial e Portuário do Pecém começará a receber as primeiras instalações do Hub de Comércio Exterior em breve. O primeiro passo para estruturação do conglomerado comercial foi registrado nesta quinta-feira, 1º de julho, com assinatura de termo de entendimento com a multinacional Comexport Trading LTDA.
LEIA MAIS | Hub de Comércio Exterior deve impulsionar micro e pequenas empresas
O anúncio foi feito pelo governador do Ceará, Camilo Santana (PT), por meio das redes sociais e destaca como primeira medida da empresa a instalação de um Centro de Importação. Ação beneficiará "diretamente as empresas cearenses que não têm estrutura e capacidade para realizar essas operações internacionais", conforme destaca Camilo.
O Hub de Comércio Exterior é o terceiro a ser consolidado no Pecém, se contar o hub logístico, com âncora na parceria com o Porto de Roterdã, e o hub de hidrogênio verde, cujas empresas principais já são duas: francesa Qair e a australiana Enegix Energy.
LEIA TAMBÉM | Hub de Comércio Exterior no Ceará
Conforme antecipou O POVO, os projetos já enumerados são diversos, mas miram principalmente em ser porta de entrada de itens importados no Brasil, especialmente para atender os mercados do Norte e do Nordeste e possibilitar uma maior competitividade de mercado para micro e pequenas empresas. O foco é possibilitar, não só para empresas cearenses, mas de todo Norte e Nordeste, uma porta de entrada mais acessível e próxima, reduzindo, inclusive, os custos de frete.
Seguimos nossa luta para atrair novos investimentos e gerar mais empregos para os cearenses. Nesta quinta-feira assinamos um memorando de entendimento com a empresa Comexport Trading LTDA, uma das maiores empresas brasileiras de comércio exterior. (cont) pic.twitter.com/qCDToLvLVc
— Camilo Santana (@CamiloSantanaCE) July 1, 2021
A empresa é brasileira e possui uma capilaridade de 14 instalações em portos brasileiros e em quatro aeroportos do País. Além disso, a empresa se faz presente em outros cinco países, entre eles: Estados Unidos, Suíça, Polônia, Rússia e China.
A presença da empresa intensificará ainda as operações técnicas do Porto do Pecém, conduzindo um aprimoramento e modernização mais acelerada da completo portuário. "Seguimos nossa luta para atrair novos investimentos e gerar mais empregos para os cearenses", completa Camilo ao afirmar que o Governo do Estado encontra-se "otimista para a realização deste importante projeto".