No tema da Redação do Enem 2023, "Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil", a palavra invisibilidade foi a que mais me chamou atenção. Para superar os desafios, enfrentar o que for necessário e mudar uma realidade tão cruel é preciso subverter a lógica, desde o início. Como voltar no tempo ainda não é possível, fazer 3,9 milhões pensar sobre isso é um passo importantíssimo.
A mulher já tem obrigações antes mesmo de nascer. Quem nunca ouviu alguém dizer que queria ter uma filha mulher pra ser cuidado (a) na velhice. O conceito de invisibilidade se respalda nas vidas femininas que, por gerações, carregam consigo responsabilidades que quase nos fazem pensar que "é assim mesmo". Não é.
Esses dias lembrei da pandemia, do home office e de como eu precisei editar matérias enquanto amamentava o filho mais novo e acompanhava a aula online do mais velho. Isso antes de começar as tarefas de limpeza e cuidados.
Então eu escutei: "Ah, mas você é mãe, gostava, pois estava perto dos filhos". Quem disse isso? Um homem. Ele realmente não sabe o quão traumatizante foi, para sempre.
Depois de ver o tema da redação no domingo, fiquei pensando quantas mulheres e mães que conheço tirariam nota mil na redação. Quantas teriam lugar garantido nos outdoors da Cidade.