Logo O POVO+
Gleisi Hoffmann diz que PT quer visita de Lula ao Cariri durante campanha eleitoral
Farol

Gleisi Hoffmann diz que PT quer visita de Lula ao Cariri durante campanha eleitoral

Presidente da executiva nacional participou ontem de plenária em Juazeiro do Norte
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
GLEISI Hoffmann comandou plenária do PT pela candidatura de Fernando Santana em Juazeiro do Norte (Foto: Samuel Setubal
)
Foto: Samuel Setubal GLEISI Hoffmann comandou plenária do PT pela candidatura de Fernando Santana em Juazeiro do Norte

A presidente do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann, contou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve priorizar visita à Região do Cariri em meio a campanha eleitoral deste ano. A informação foi dada neste sábado, 13, em entrevista coletiva durante o ato político com o pré-candidato da sigla à prefeito de Juazeiro do Norte, deputado estadual Fernando Santana. "Não temos ainda (uma data). O (deputado federal) José Guimarães tem lá já falado com o presidente, com a agenda. Ele tem muitas demandas, obviamente que não vai conseguir em todos os lugares, mas tenho certeza que aqui é um lugar que ele vai priorizar", ponderou a dirigente partidária.

Nas redes sociais, o parlamentar confirmou a agenda do presidente na Região. "Em breve o nosso presidente Lula virá ao Cariri e iremos avermelhar a cidade, libertando da cultura da perseguição", escreveu. Havia expectativa da ida de Lula à Universidade Federal do Cariri (UFC), no campus Juazeiro do Norte, em junho, quando visitou pela terceira vez neste ano o Ceará. Contudo, a agenda foi cancelada — informação confirmada por meio de comunicado interno enviado à comunidade acadêmica, ao qual a rádio O POVO CBN Cariri teve acesso na época. Na oportunidade, o presidente concentrou as atividades em Fortaleza.

Ainda em Juazeiro, a parlamentar voltou a comentar sobre a participação da deputada federal e ex-prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins (PT), na campanha do postulante ao Paço da Capital, deputado estadual Evandro Leitão (PT)."A Luiziane pode ter gênio forte, mas ela tem compreensão e cabeça política. Ela sabe qual é o projeto e ela tem compromisso com isso, eu não tenho dúvidas, não vai nos faltar, não, vai estar junto. Inclusive, ela não esteve ontem [em Caucaia] porque está numa missão exterior pela Câmara [dos Deputados], mas ela vai estar junto. É uma grande companheira", comentou Gleisi.

A ex-prefeita, por sua vez, era esperada no ato político de Waldemir Catanho, pré-candidato do PT no segundo maior colégio eleitoral do Ceará. Aliada de anos do postulante, ela compareceu, porém, neste sábado em evento de Catanho em Caucaia e confirmou que estava cumprindo agenda de Brasília na ocasião da visita de Gleisi no município.

Durante a entrevista no ato realizado em Juazeiro, o líder do governo Lula na Câmara, deputado Guimarães, afirmou que a definição da composição de chapa no Crato deve ocorrer na próxima semana em diálogo com o atual prefeito José Ailton e o ministro Camilo Santana (Educação).Por lá, o PDT reivindica a vaga de vice na chapa encabeçada pelo PT, que tem o nome de André Barreto, atual vice-prefeito. Contudo, o diretório municipal da sigla petista no Crato aprovou o nome do vereador Pedro Lobo (PT) para a posição, estabelecendo uma chapa pura.

Para o presidente nacional pedetista, André Figueiredo, que está à frente das articulações no Crato, o movimento do PT é "totalmente descabido" e não será aceito pelo PDT. "Todos os outros partidos que formam o arco de alianças do prefeito Zé Ailton decidiram que não aceitariam chapa pura", afirmou o deputado federal ao O POVO no último dia 24 de junho.

Segundo ele, o PDT mantém o vereador Dr. Dudé Moraes como pré-candidato a vice. Questionado sobre o PT no município continuar com chapa pura, Guimarães respondeu: "Depende das pesquisas, das coisas. Estamos avaliando o melhor dos cenários", finalizou o assunto.

(Com informações do repórter Yago Pontes/Rádio O POVO CBN Cariri

 

O que você achou desse conteúdo?