Logo O POVO+
Morre ator cearense Ary Sherlock aos 94 anos
Farol

Morre ator cearense Ary Sherlock aos 94 anos

Um dos pioneiros do teatro do Ceará, Ary Sherlock deixou legado que inspirou diversos nomes da atuação do Estado
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Ary Sherlock, ator e dramaturgo cearense, morreu aos 94 anos  (Foto: Arquivo Teatro Novo)
Foto: Arquivo Teatro Novo Ary Sherlock, ator e dramaturgo cearense, morreu aos 94 anos

O ator cearense Ary Sherlock morreu na madrugada desta segunda-feira, 3, aos 94 anos de idade. A informação foi confirmada pelo Grupo Teatral Comédia Cearense em comunicado divulgado nesta tarde.

Nome de referência nas artes dramáticas do Ceará, o ator, dramaturgo e um dos primeiros nomes do estado na televisão nasceu em Sobral em 5 de agosto de 1930. Com uma trajetória de mais de 70 anos, o Ary iniciou na arte com a peça “Os Mortos sem Sepultura”, adaptação da obra de Jean-Paul Sartre, na década de 1950.

“A arte de Ary, que marcou gerações com sua paixão e dedicação ao palco, será sempre lembrada com carinho e respeito. (...) Ary Sherlock deixa um legado que continuará vivo nas memórias e nas obras que ele deixou para o futuro”, diz Hiroldo Serra, ator e presidente do Comédia Cearense, em nota.

Junto ao coletivo fundado por Haroldo Serra (1934-2019), Ary participou dos espetáculos “A Canção Dentro do Pão”, “A Revolta dos Brinquedos”, “O Mártir do Gólgota” e outras produções que marcaram a cena teatral do Estado.

Ary Sherlock também integrou os grupos Teatro Jangada, Teatro de Brinquedos, Grupo Jograis do Ceará e Teatro Novo. Para além dos palcos, foi roteirista e diretor de teledramaturgia da TV Ceará no início da sua criação.

Também se envolveu na música, tendo uma parceria com Rodger Rogério. Fora do meio artístico, formou-se em Pedagogia pela Universidade de Fortaleza (Unifor) em 1983.

“Gratidão, Ary pelo convívio, amizade e aprendizado. Um ator que declamava como ninguém… Um gigante em cena! Tive o privilégio de trabalhar e frequentar a casa desse grande artista culto e generoso. Seus dois últimos trabalhos de teatro passaram por minhas mãos. Em 2008, ‘Coisas, Palavras e Canções’ com minha produção e supervisão de direção, Ary percorreu muitos palcos. Em 2012, estreamos ‘Na Corda Bamba’, onde divide o palco como ator em cenas memoráveis. Na época, com seus 82 anos, mostrava que não há limites para exercer o seu ofício. Um orgulho e alegria que marca nossa trajetória”, recordou o ator Sidney Malveira em publicação no Facebook.

Um de seus trabalhos mais recentes foi em “Cine Holliúdy” (2012), filme do cearense Halder Gomes. O velório de Ary Sherlock será realizado no Memorial da Paz, em Maracanaú, às 16h30min desta segunda-feira, 3.

O que você achou desse conteúdo?