Logo O POVO+
"Um dia no Parque" promove atividades de diversão e sustentabilidade para a família, em Caucaia
Farol

"Um dia no Parque" promove atividades de diversão e sustentabilidade para a família, em Caucaia

Evento anual foi realizado nesse domingo, 20, e promoveu atividades como plantio de mudas, tira-dúvidas com bombeiros, além de mostras de universidades e comunidades indígenas
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
PARQUE Estadual Botânico reuniu famílias em busca de contato com a natureza (Foto: DANIEL GALBER/ESPECIAL PARA O POVO)
Foto: DANIEL GALBER/ESPECIAL PARA O POVO PARQUE Estadual Botânico reuniu famílias em busca de contato com a natureza

O Parque Estadual Botânico do Ceará, em Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), foi palco de mais uma edição do evento anual “Um Dia no Parque”. Na manhã deste domingo, 20, visitantes de todas as idades puderam conferir atividades educativas e ambientais, como o plantio de mudas, tira-dúvidas com bombeiros, além de mostras de universidades e comunidades indígenas.

A movimentação no local, na CE-090, começou às 8 horas, já com ampla presença de famílias com crianças, adolescentes, adultos e idosos. Alguns nem sequer sabiam do evento e foram em busca de um contato com natureza em um dia de férias.

Sara Rodrigues, 34, estava com a filha, Manuela, 6. As duas moram em Jaguaruana, distante 185 km de Fortaleza, e visitam Caucaia em uma viagem de férias. A criança coloria desenhos da fauna local com materiais dados pela organização.

Para a mãe, eventos com atividades de convívio com a natureza conscientizam os pequenos sobre preservação ambiental, longe das telas e de locais fechados como shoppings. “Voltaremos mais vezes”, disse ela.

O evento “Um dia no Parque” ocorre anualmente e está em sua 8ª edição. A iniciativa é da Coalizão Pró-Unidades de Conservação (Pró-UCs) em celebração ao Dia do Amigo e aos 25 anos do Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC). O Parque Botânico é uma unidade de conservação gerenciada pela Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema).

Confira fotos do evento "Um dia no Parque"

 

Acompanhada da família, Teresa Coelho vai com frequência a parques ecológicos. De Fortaleza, resolveram ir à cidade vizinha para cumprir um desafio antigo de completar a trilha do Parque Botânico.

“Da última vez chegamos só ao meio do caminho. Agora vamos completar”, disseram. Os visitantes não sabiam do evento e surpreenderam-se com a quantidade de pessoas.

A mesma surpresa atingiu Felipe Carvalho, 34, junto da mãe, Darlene, 60. O jovem buscava especialistas em mudas para orientar o plantio em grupos que participa, na região litorânea. Juntou a necessidade para realizar um passeio com a mãe.

“Ela me trouxe algumas vezes quando eu era adolescente. Inclusive, fiquei impressionado com a quantidade de pessoas. Quando ela me trazia, era muito vago”, lembrou.

Exposições de pesquisas científicas e cultura indígena

O evento contou com programação ao longo do dia, que incluiu plantio de mudas, interação com o Corpo de Bombeiros, observação de aves e primatas, pintura da biodiversidade, meliponário (abelhas nativas) e piqueniques.

No entanto, algumas ações estavam disponíveis o tempo todo, como era o caso dos desenhos de colorir citados mais acima, além de exposições de Botânica da Universidade Estadual do Ceará (Uece), Associação Caatinga e carpoteca.

Uma das mesas exibia crânios e cascos de diferentes espécies de tartarugas, cujos corpos foram encontrados sem vida pelo Instituto de Meio Ambiente de Caucaia (Imac).

Thiago Pereira, 36, contou ser difícil o processo de monitoramento e proteção dos bichos em meio a invasão de veículos. Momentos como aquele, para ele, são interessantes para conversar sobre a proteção e conscientizar a população.

“Esperamos um bom movimento de pessoas. Estamos gostando”, disse o coordenador do projeto de Monitoramento de Tartarugas Marinhas do Imac.

Outra mesa era voltada para a cultura indígena local, mais especificamente a comunidade Tapeba, representada por Cajá Tapeba. Liderança em Capuan, bairro de Caucaia, todo domingo expõe peças feitas por ele mesmo e a esposa: maracá - instrumento de ritual - colares, bolsas e demais itens.

“É uma forma que a gente tem de mostrar a cultura e também de sustentabilidade da nossa família”, disse.

A programação visa valorizar as ações que já promovidas diariamente pelo Parque, como o museu do meio ambiente, o viveiro de mudas - mudas nativas e medicinais - e o orquidário. Conforme Roberta Rocha, bióloga e assistente da gestão do Parque, o intuito é que “as atividades tornem os visitantes multiplicadores”.

“É uma atividade que ocorre para divulgar as áreas protegidas, principalmente os Parques. Essa ação é importante para conscientizar as pessoas da importância das árvores, dos animais e das próprias áreas que vão gerar serviços ecossistêmicos como diminuição da temperatura, prover alimentos, embelezamento da região”, narrou a funcionária que, apesar de estar de férias, resolveu conferir a ação como visitante. 

Serviço

“Um Dia no Parque 2025”
Local: Parque Estadual Botânico do Ceará (CE-090, próximo à confluência com a Rodovia Sol Poente, CE-085, em Caucaia)
Horário de funcionamento do Parque: 8h às 12h e 13h às 17h (Terça a sábado). Nos domingos a unidade funciona até meio-dia

O que você achou desse conteúdo?