Logo O POVO+
A novela do Brasil no Oscar
Farol

A novela do Brasil no Oscar

Uma treta na escolha do representante brasileiro no Oscar correu paralela nas redes sociais, com direito da hashtag
Edição Impressa
Tipo Opinião Por
Wagner Moura como Marcelo no filme
Foto: Divulgação/Victor Jucá Wagner Moura como Marcelo no filme "Agente Secreto". O filme estreia dia 6 de novembro

Antes de "O Agente Secreto", de Kléber Mendonça Filho, ter sido escolhido para representar o Brasil na corrida pelo Oscar, o longa-metragem teve que disputar o "merecimento" da seleção nas redes sociais com "Manas", de Mariana Brennand. Os dois filmes estavam na lista com "Baby" (Marcelo Caetano), "Kasa Branca" (Luciano Vidigal), "O Último Azul" (Gabriel Mascaro) e "Oeste Outra Vez" (Erico Rassi).

Estava tudo encaminhado para que a produção protagonizada por Wagner Moura fosse a grande aposta nacional para a categoria de Melhor Filme Internacional no prêmio da Academia. Até a trama de Brennand, que tem a cearense Fátima Macedo no elenco, demonstrar interesse e querer um espaço à sombra.

Foi o suficiente para os críticos de cinema e criadores de conteúdo escolherem seus times, tal qual os fãs de "O Verão Que Mudou Minha Vida" que se dvidiram em #teamConrad e #teamJeremiah, como se essa tomada de partido fosse influenciar a decisão final.

No fim, "O Agente Secreto" é quem será o representante, como previsto. É engraçado que nos comentários de internautas houve quem críticasse o lobby milionário por trás da campanha de "Manas", já que envolveu empresas da família de Brennand.

Como se o único filme brasileiro oscarizado "Ainda Estou Aqui" também não tivesse influência de outros lobbys milionários e tudo bem. Cinema precisa de dinheiro para acontecer. Mas essa "picuinha boba", na visão dessa repórter que vos escreve, só serviu para gerar mais esvaziamento de pauta sobre o cinema nacional.

Seria interessante, claro, ter um longa dirigido por uma mulher na disputa, assim como um cineasta nordestino. No fim, é sobre a visibilidade do audiovisual brasileiro, de todo jeito, não saímos ganhando?

O que você achou desse conteúdo?