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Estratégia para conexão com clientes
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Estratégia para conexão com clientes

| Inbound Marketing | Método da oferta de conteúdo online relevante e de interesse do público-alvo cresce entre marcas
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A estratégia de Inbound Marketing foi aplicada na Unimed Fortaleza há 4 anos, com o intuito de torná-la uma autoridade no assunto saúde. (Foto: Aurelio Alves)
Foto: Aurelio Alves A estratégia de Inbound Marketing foi aplicada na Unimed Fortaleza há 4 anos, com o intuito de torná-la uma autoridade no assunto saúde.

As mudanças expressivas no comportamento dos consumidores fez com que as empresas precisassem criar novas formas e estratégias de conquistar e manter seus clientes. O Inbound Marketing também conhecido como marketing de atração, está entre as preferências das marcas em meio a expressivas transformações digitais.



“Enquanto o inbound está associado a estratégias de permissão, em que o público pede para receber e consumir o conteúdo da marca, o outbound vai na linha da interrupção”, explica Felipe Martins, diretor da Atratis Digital, agência especialista em marketing digital e inbound.

De acordo com a HubSpot, uma das maiores empresas de Inbound Marketing do mundo, enquanto apenas 29% das pessoas querem saber mais sobre um produto com um vendedor, 62% fazem pesquisas do tipo usando sites de busca (como Google e Bing).

Ainda 92% dos profissionais de marketing pesquisados revelaram que seus esforços de social media geraram mais exposição para seus negócios. 

Hoje, os clientes de uma empresa têm controle sobre o que consomem, podendo escolher o que desejam entre as diversas plataformas disponíveis. O Inbound usa canais como sites, redes sociais e e-mail para atrair a atenção do público de uma empresa, com conteúdos específicos e direcionados.

“No marketing de atração, é feito um trabalho com estratégias de captação de leads, ou seja, de aquisição de contatos de pessoas interessadas nos conteúdos, produtos e serviços da marca. Esses conteúdos têm o poder de atrair de forma recorrente e orgânica potenciais clientes para esses negócios”, ressalta Felipe.

 



Maior previsibilidade na captação de clientes, criação de uma relação de confiança entre a marca e seus clientes, menores taxas de cancelamento, maior entendimento das necessidades e das fases de jornada de compra dos clientes. Esses são alguns dos benefícios citados pelo diretor da Atratis Digital, em relação à utilização dessa estratégia por empresas.

Segundo a Content Trends 2017, companhias que adotam o Marketing de Conteúdo alcançam 2,2 vezes mais visitas em comparação com as que não fazem uso dele.

“A medida que uma empresa gera conteúdo de valor sobre um tema que interessa ao seu cliente, essa conexão e relação se fortifica. Além disso, fica implícito pro usuário que o interesse primário não é só vender e empurrar produtos, mas se relacionar com ele. Essa conexão pode culminar em venda, claro, mas também tem outros propósitos e vantagens”, pontua Samira Santiago, estrategista de marketing digital e sócia fundadora da empresa Alma Digital.

A estratégia de Inbound Marketing foi aplicada na Unimed Fortaleza há 4 anos, com o intuito de torná-la uma autoridade no assunto saúde, utilizando canais como blog e Youtube para adquirir audiência de forma orgânica. “Nós queríamos gerar conteúdo de valor que atraísse mais pessoas para os nossos canais, e ajudá-las a solucionar problemas e/ou necessidades reais do cotidiano”, explica Mariana Marques, analista de marketing digital da Unimed Fortaleza.

No primeiro ano de implantação do marketing de atração, a empresa aumentou em 16.000% a audiência de seu blog, e já está na casa dos milhões quando se fala de acessos. No YouTube, já conta com mais de 230 mil inscritos. “Continuamos atraindo novos usuários para os nossos canais, e cada nova visita é uma oportunidade que temos de criar um vínculo com essa pessoa, de fazê-la consumir mais conteúdos, de torná-la um visitante constante e transformá-la em uma lead para a nossa organização. Sempre buscando entender, escutar, observar, o que podemos oferecer para a nossa audiência”, finaliza Mariana.

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