Logo O POVO+
Série cearense com temática LGBT é proibida por Bolsonaro
Politica

Série cearense com temática LGBT é proibida por Bolsonaro

Projeto de "Transversais", de Émerson Maranhão e Allan Deberton, não terá verbas liberadas pela Ancine, segundo o presidente
Edição Impressa
Tipo Notícia
TRANSVERSAIS é desdobramento do curta-metragem
Foto: Divulgação TRANSVERSAIS é desdobramento do curta-metragem "Aqueles Dois" (foto)

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) anunciou, em sua live semanal, que a Agência Nacional de Cinema (Ancine) não vai liberar verbas para filmes com temática LGBT. No pronunciamento, realizado na última quinta-feira, 15, ele citou quatro projetos do gênero que "garimpou" na Ancine "que estavam prontos para ser captados recursos no mercado", mas que ele teria "abortado" a tempo. Entre eles, está "Transversais", da produtora cearense Deberton Filmes.

"Um filme chama Transversais. Olha o tema: 'Sonhos e realizações de cinco pessoas transgêneros que moram no Ceará'. Conseguimos abortar essa missão", disse o presidente na live. Na verdade, "Transversais" é uma série para televisão em cinco episódios, que está oficialmente na etapa final do edital Prodav 08 — TVs Públicas 2018 — realizado pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC).

A produção é assinada pelos realizadores Émerson Maranhão e Allan Deberton. Apesar do resultado ainda não ter sido divulgado, a série teve "aprovação para decisão de investimento". E concorre na categoria específica "Diversidade de Gênero", criada para contemplar projetos de séries que abordem o tema. Apenas um outro projeto, com a mesma temática, disputa com "Transversais" a etapa final.

A série é um desdobramento do curta-metragem "Aqueles Dois", dirigido por Émerson e produzido por Allan, premiado nacional e internacionalmente, e que nas próximas semanas será exibido nas competições oficiais de quatro grandes festivais de cinema, dois deles fora do País. O filme está no catálogo do Canal Brasil e recebeu diversos prêmios em sua bem-sucedida carreira de festivais, entre eles melhor documentário, melhor fotografia e melhor roteiro.

Ao citar nominalmente a série "Transversais", o presidente Jair Bolsonaro sinalizou que o projeto foi aprovado. Ao mesmo tempo, com o anúncio do "aborto", apontou que os recursos não serão liberados para realizá-lo.

A série terá roteiro e direção de Émerson Maranhão e será produzida por Allan Deberton, repetindo a parceria bem-sucedida do documentário "Aqueles Dois". O anúncio da proibição de recursos públicos para produções com temática LGBT repercutiu nacionalmente e está sendo visto como censura.

Assista ao trailer de "Aqueles dois"

 

O que você achou desse conteúdo?