Logo O POVO+
Grupo de Liliane declara apoio a Guilherme, que será anunciado presidente do PT hoje
Politica

Grupo de Liliane declara apoio a Guilherme, que será anunciado presidente do PT hoje

Vereador Guilherme Sampaio será anunciado presidente do PT Fortaleza nesta sexta-feira. Parlamentar recebeu apoio do grupo de Liliane Araújo, terceira colocada nas eleições internas
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
 Grupo que apoiava Liliane se reuniu na tarde de ontem e decidiu apoiar Guilherme Sampaio na disputa (Foto: divulgação/pt fortaleza)
Foto: divulgação/pt fortaleza  Grupo que apoiava Liliane se reuniu na tarde de ontem e decidiu apoiar Guilherme Sampaio na disputa

O bloco que deu sustentação a Liliane Araújo na disputa pelo comando do PT em Fortaleza decidiu ontem apoiar o vereador Guilherme Sampaio, que será declarado hoje presidente do PT, em evento realizado na Câmara Municipal.

Concorrente do parlamentar no segundo turno das eleições internas da sigla, iniciadas no domingo passado, Raimundo Ângelo, o Raimundinho, já havia deixado o páreo para chancelar o nome do colega de partido.

Terceira colocada, Liliane reuniu-se nessa quinta-feira com seu grupo, do qual fazem parte também o deputado estadual Acrísio Sena e o deputado federal José Airton Cirilo.

Segundo ela, "a tese da unidade já estava avançada" e "ninguém fez objeção a isso". Liliane considera que, desde o começo da campanha pela sucessão na presidência do PT, "tentamos construir" uma postulação de consenso. "Saímos do encontro felizes por ter finalizado esse processo", afirma.

SEM O AVAL de medalhões do partido, Guilherme liderou processo no 1º turno com 1.480 votos
SEM O AVAL de medalhões do partido, Guilherme liderou processo no 1º turno com 1.480 votos

Na corrida, a então candidata obteve 933 votos, ante 1.347 de Raimundinho e 1.480 votos de Guilherme — os dois avançaram à fase seguinte, que seria decidida no dia 22 de setembro.

Uma costura política encabeçada pelo deputado federal José Guimarães, todavia, resultou na retirada da candidatura de Raimundinho, a quem o parlamentar apoiava, para concentrar forças em Guilherme, dispensando a necessidade de realização do 2º turno.

Houve tensões, porém. Acrísio foi um dos filiados que protestaram contra a forma como essa articulação tomou corpo. O deputado chegou a dizer que, se Raimundinho deixasse o pleito, Liliane ocuparia o seu lugar no segundo turno.

Ao O POVO, disse que "o fato de Raimundo retirar não elimina o segundo turno" e que "dizer que Guilherme é presidente sem nem consultar Liliane está errado, no método e na política".

O estatuto do PT, no entanto, veda essa possibilidade de substituição, disciplinando que, em caso de desistência, o candidato remanescente será declarado vencedor.

Para Liliane, o momento agora é de concentrar forças em torno da tese de consenso dentro do PT hoje: o partido terá candidato à Prefeitura de Fortaleza em 2020. "Vamos disputar a Prefeitura, embora ainda não haja debates sobre nomes", contou.

A petista avalia, porém, que a deputada federal e ex-prefeita de Fortaleza Luizianne Lins "é um grande nome e, sem dúvida, muito forte".

Sobre hipótese de assumir a vice-presidência do PT municipal, admitiu que "a questão foi colocada, mas o momento agora não é para isso".

LILIANE Araújo ficou na 3ª posição na disputa pelo PT da Capital, atrás de Guilherme e Raimundinho
LILIANE Araújo ficou na 3ª posição na disputa pelo PT da Capital, atrás de Guilherme e Raimundinho

O que você achou desse conteúdo?