Logo O POVO+
Deputados retiram excludente de ilicitude e impõem derrota a Moro
Politica

Deputados retiram excludente de ilicitude e impõem derrota a Moro

Parlamentares eliminaram dispositivo do pacote anticrime que abrandava situação para policiais que cometessem crime "sob forte emoção"
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
 RETIRADA  do item representa mais uma derrota para o ministro Sergio Moro, autor do pacote anticrime (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil  RETIRADA do item representa mais uma derrota para o ministro Sergio Moro, autor do pacote anticrime

Cinco dias depois da morte da menina Ágatha Félix, 8 anos, deputados federais que integram grupo de trabalho na Câmara retiraram trecho que tratava do excludente de ilicitude do projeto anticrime, apresentado pelo ministro Sergio Moro (Justiça).

Rejeitado por nove votos a cinco, o item dispunha sobre as condições nas quais agentes de segurança estariam resguardados caso cometessem um ato ilegal que ocasionasse morte, tais como "medo, surpresa ou violenta emoção".

Para críticos, a proposta era vaga e abria margem para que policiais tivessem carta branca para matar, já que facultava aos juízes que reduzissem uma eventual pena à metade ou mesmo deixassem de aplicá-la.

O ponto, todavia, ainda pode voltar quando o pacote for submetido ao plenário da Câmara. Não há data para a votação das medidas, que devem passar por trâmite também no Senado.

Ágatha Félix foi morta na úlltima sexta-feira, no Rio
Ágatha Félix foi morta na úlltima sexta-feira, no Rio

Na última sexta-feira, 20, Ágatha Félix foi morta por um tiro de fuzil, no Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro. Segundo familiares, o disparo foi feito pela Polícia, que realizava ação naquela área.

O assassinato gerou comoção imediata e produziu efeitos políticos. Pelas redes sociais, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM/RJ), disse no fim de semana: "É por isso que defendo uma avaliação muito cuidadosa e criteriosa sobre o excludente de ilicitude que está em discussão no Parlamento".

Entre os deputados cearenses, o assunto não é unânime. "Meu posicionamento é que a gente deve dar alicerce ao policial para que possa trabalhar, e não ser punido indevidamente, mas não podemos perder inocentes e o real responsável não ser punido", disse Capitão Wagner (Pros).

Para o parlamentar, os colegas de Casa "devem alterar o item, deixando muito claro esse ponto". Como estava, justificava Wagner, o texto deixava "brecha para interpretar que é qualquer situação de confronto em que o policial pode matar". O deputado acrescenta: "Temos que emendar o projeto em relação a isso. Se o policial for o causador, tem que ser responsabilizado".

Filiado ao PSL e também deputado federal, Heitor Freire avalia que a decisão do grupo de trabalho foi "uma forma de retaliação, de intimidar os agentes de segurança pública".

O pesselista defende que o resultado tem o propósito único de "questionar as ações de policiais, delegados e outros que só fazem trabalhar para combater a criminalidade" e que, "agora, vamos trabalhar pela reinclusão em plenário e votar por sua aprovação".

O pedetista Idilvan Alencar considera que a matéria é polêmica. "Acho que o policial coloca a vida em risco e muitas vezes precisa se defender. É um trabalho muito nobre e dou muito apoio à valorização da classe", pondera Idilvan. "Fico em dúvida em saber qual o limite do que pode ser feito em legítima defesa e o que pode causar danos a terceiros no exercício da função."

Nos próximos dias, o PDT deve discutir o tema em sua bancada na Câmara dos Deputados. A reunião ainda não tem data.

O que você achou desse conteúdo?