Logo O POVO+
Grupo de candidatos tenta suspender eleição para Conselho Tutelar
Politica

Grupo de candidatos tenta suspender eleição para Conselho Tutelar

Postulantes não eleitos se reúnem para traçar um plano de ação com objetivo de invalidar a eleição do último domingo
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
FORTALEZA, CE, BRASIL. 09-10-2019:Grupo pede anulação das eleições do Conselho Tutelar no Ministério Público Federal. Na foto: Walber dos Anjos. (Foto: Deísa Garcêz/Especial para O Povo) (Foto: Deísa Garcêz/Especial para O Povo)
Foto: Deísa Garcêz/Especial para O Povo FORTALEZA, CE, BRASIL. 09-10-2019:Grupo pede anulação das eleições do Conselho Tutelar no Ministério Público Federal. Na foto: Walber dos Anjos. (Foto: Deísa Garcêz/Especial para O Povo)

Um grupo de candidatos à vaga no Conselho Tutelar de Fortaleza entrará com ações no Ministério Público Estadual (MPCE) e com um mandado de segurança para anular a eleição realizada no último domingo, 6. O plano foi orientado pela procuradora regional, Lívia Sousa, durante encontro realizado no Ministério Público Federal na tarde de ontem.

A votação para conselheiros tutelares ocorreu em meio a inúmeros casos de irregularidades observados nas zonas eleitorais. A partir de então, candidatos começam a se reunir para tentar suspender o processo eleitoral. Entre os casos relatados, destacam-se infrações como transporte de eleitores, boca de urna, compra de votos, propaganda irregular, postagem irregular nas redes sociais e oferta de benefícios em troca de votos.

A eleição ocorreu em 55 locais de votação com 393 seções. No total, 130.934 eleitores participaram e 186 candidatos estavam na disputa na Capital. Segundo Walber dos Anjos, candidato não eleito, cerca de 60 mil pessoas não conseguiram efetivar o seu voto. Ele ressalta que o pedido pra suspensão do pleito é coletivo e conta com adesão de outros 100 candidatos, "Pela manifestação dos eleitores que queiram votar e não conseguiram nós entramos nessa mobilização. Quase 70% dos candidatos estão conosco, então estamos empenhados nessa ação coletiva de pedido de anulação das eleições".

A polêmica das eleições foi o tema da edição 161 do Recorte, o podcast analítico do O POVO:

Listen to "#161 — As eleições para o Conselho Tutelar entre críticas e influências" on Spreaker.

Também ontem, o MPCE confirmou estar, no momento, avaliando o trabalho da Comissão de observadores do processo de escolha. Enquanto isso, o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente de Fortaleza (Comdica) começa a receber recursos contra o resultado para eleição do Conselho Tutelar, com decisão final a ser anunciada até o fim de outubro.

Para o conselheiro em exercício e eleito suplente no último domingo, Rondinelle Mendes também há uma desconfiança por parte do trabalho do Ministério Público que, segundo ele, já descarta a anulação do pleito sem analisar os fatos.

"Entendemos que a eleição poderia ter sido suspensa no próprio dia como aconteceu em outros municípios brasileiros, porque o Ministério Público junto com os observadores já possuem provas sobre o que aconteceu" afirma Mendes, que obteve 893 votos.

FORTALEZA, CE, BRASIL. 09-10-2019:Grupo pede anulação das eleições do Conselho Tutelar no Ministério Público Federal.(Foto: Deísa Garcêz/Especial para O Povo)
FORTALEZA, CE, BRASIL. 09-10-2019:Grupo pede anulação das eleições do Conselho Tutelar no Ministério Público Federal.(Foto: Deísa Garcêz/Especial para O Povo) (Foto: Deísa Garcêz/Especial para O Povo)

Um outra denúncia relativa à eleição para o Conselho Tutelar em Fortaleza foi levantada pelo candidato Luciano Junior. Segundo ele, há diferença no total de votos presentes entre lista do Tribunal Regional Eleitoral (TER-CE) e o Comdica. Ele ressalta que os números não conferem, o que reforça a necessidade de anulação do processo.

O movimento conta com apoio do vereador Plácido Filho (PSDB). Ele revela que foi procurado por um dos candidatos e que logo depois chegou a outros, que também dizem ter sido prejudicados. "Na eleição passada isso já tinha sido alertado, mas neste ano aconteceu pior. Várias irregularidades foram identificadas", disse.

Para saber mais sobre o assunto, a Rádio O POVO CBN recebeu o vereador, Iragussu Filho (PDT), presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Primeira Infância, Antônia Lima, promotora de justiça da Vara da Infância, e designada pra acompanhar a eleição e Lídia Rodrigues, educadora social e integrante do Fórum Permanente de ONGs em Defesa dos Diretos da Criança e do Adolescente. Confira:

Recurso

O prazo para apresentação de recursos junto à Comissão Especial vai até o próximo dia 15. Recebida a apelação, a Comissão terá cinco dias para apresentar parecer

O que você achou desse conteúdo?