Pré-candidato a prefeito de Fortaleza, o deputado federal Capitão Wagner (Pros) aposta que os temas que centralizarão o debate eleitoral neste ano serão dois: geração de empregos e saúde pública. O opositor de Roberto Cláudio (PDT) entende que a atual gestão não cria condições para que o microempreendedor possa trabalhar livremente. Ele prometeu, assim, inserir no projeto de governo isenção de impostos municipais a empresas no primeiro ano de existência.
"60% 'quebra' no primeiro ano de funcionamento. Vai ter que pagar IPTU (Imposto de Propriedade Predial e Territorial Urbana), alvará, registro sanitário e essa carga nas costas é muito pesada. O Estado (no sentido de Poder Público) tem que ser parceiro destes novos empreendimentos", avaliou o pré-postulante.
Para ele, exemplo da má condução na área é a Feira da José Avelino, nas proximidades do Dragão do Mar. "O prefeito caçou feirantes da José Avelino e está fazendo vários empreendimentos fecharem as portas por conta de obras que não são discutidas com a Cidade." Emendou: "Na (Avenida) Monsenhor Tabosa fizeram 80% das lojas fecharem as portas." Wagner também qualificou como empecilho ao trabalhador e empreendedor o novo formato de pagamento da taxa de alvará de funcionamento e as vagas de Zona Azul.
Em 2017, o prefeito realocou o conjunto de feirantes que trabalhava no local. Com algumas reviravoltas, a medida gerou insatisfação do grupo. A Prefeitura de Fortaleza atendeu feirantes para negociar o processo. O gestor concedeu gratuidade em boxes para feirantes que comprovassem situação de pobreza. Muitos foram para o Centro Fashion, situado na Avenida Filomeno Gomes, bairro Jacarecanga.
Tanto na Rádio O POVO/CBN como no portal O POVO Online, o deputado federal prometeu funcionamento dos postos de saúde por maior período de tempo, ainda não definido por ele. Ele falou em funcionamento em três turnos o que, em tese, já acontece.
Os 113 equipamentos espalhados pela Capital estão disponíveis de segunda à sexta, de 7 horas às 19 horas. "A ideia é aumentar (o tempo de funcionamento)", disse após as entrevistas. Afirmou que detalhes neste sentido serão expostos no programa de governo dele.
Diferentemente do que foi dito ao final do vídeo, o entrevisto desta quarta-feira, 15, é o deputado federal Célio Studart (PV), que pode ser outro quadro na disputa ao Executivo neste ano. Às 9 horas, ele estará na Rádio O POVO/CBN. Nos dias seguintes, na ordem, Carlos Matos (PSDB) e Renato Roseno (Psol).