Logo O POVO+
Capitão Wagner promete isenção de impostos a empresas recém-criadas e postos de saúde por mais tempo
Politica

Capitão Wagner promete isenção de impostos a empresas recém-criadas e postos de saúde por mais tempo

"O prefeito caçou feirantes da José Avelino e está fazendo vários empreendimentos fecharem as portas por conta de obras que não são discutidas com a Cidade"
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
FORTALEZA, CE, BRASIL, 06-01-2020: Entrevista com os pré-candidatos a prefeitura de fortaleza. Capitão Wagner (Foto: Thais Mesquita/O POVO) (Foto: Thais Mesquita)
Foto: Thais Mesquita FORTALEZA, CE, BRASIL, 06-01-2020: Entrevista com os pré-candidatos a prefeitura de fortaleza. Capitão Wagner (Foto: Thais Mesquita/O POVO)

Pré-candidato a prefeito de Fortaleza, o deputado federal Capitão Wagner (Pros) aposta que os temas que centralizarão o debate eleitoral neste ano serão dois: geração de empregos e saúde pública. O opositor de Roberto Cláudio (PDT) entende que a atual gestão não cria condições para que o microempreendedor possa trabalhar livremente. Ele prometeu, assim, inserir no projeto de governo isenção de impostos municipais a empresas no primeiro ano de existência.

"60% 'quebra' no primeiro ano de funcionamento. Vai ter que pagar IPTU (Imposto de Propriedade Predial e Territorial Urbana), alvará, registro sanitário e essa carga nas costas é muito pesada. O Estado (no sentido de Poder Público) tem que ser parceiro destes novos empreendimentos", avaliou o pré-postulante.

Para ele, exemplo da má condução na área é a Feira da José Avelino, nas proximidades do Dragão do Mar. "O prefeito caçou feirantes da José Avelino e está fazendo vários empreendimentos fecharem as portas por conta de obras que não são discutidas com a Cidade." Emendou: "Na (Avenida) Monsenhor Tabosa fizeram 80% das lojas fecharem as portas." Wagner também qualificou como empecilho ao trabalhador e empreendedor o novo formato de pagamento da taxa de alvará de funcionamento e as vagas de Zona Azul.

Em 2017, o prefeito realocou o conjunto de feirantes que trabalhava no local. Com algumas reviravoltas, a medida gerou insatisfação do grupo. A Prefeitura de Fortaleza atendeu feirantes para negociar o processo. O gestor concedeu gratuidade em boxes para feirantes que comprovassem situação de pobreza. Muitos foram para o Centro Fashion, situado na Avenida Filomeno Gomes, bairro Jacarecanga.

Postos de saúde funcionando por mais tempo?

Tanto na Rádio O POVO/CBN como no portal O POVO Online, o deputado federal prometeu funcionamento dos postos de saúde por maior período de tempo, ainda não definido por ele. Ele falou em funcionamento em três turnos o que, em tese, já acontece.

Os 113 equipamentos espalhados pela Capital estão disponíveis de segunda à sexta, de 7 horas às 19 horas. "A ideia é aumentar (o tempo de funcionamento)", disse após as entrevistas. Afirmou que detalhes neste sentido serão expostos no programa de governo dele.  

Série de entrevista com candidatos

Diferentemente do que foi dito ao final do vídeo, o entrevisto desta quarta-feira, 15, é o deputado federal Célio Studart (PV), que pode ser outro quadro na disputa ao Executivo neste ano. Às 9 horas, ele estará na Rádio O POVO/CBN. Nos dias seguintes, na ordem, Carlos Matos (PSDB) e Renato Roseno (Psol).

O que você achou desse conteúdo?