Logo O POVO+
Após um ano, Bolsonaro envia reforma administrativa
Politica

Após um ano, Bolsonaro envia reforma administrativa

Texto propõe eficiência e racionalização de gastos com pessoal, mas poupa categorias da elite do serviço público
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
EM LIVE após entrega da reforma Bolsonaro reafirmou que PEC não se aplica aos atuais servidores (Foto: Carolina Antunes/Presidência da República)
Foto: Carolina Antunes/Presidência da República EM LIVE após entrega da reforma Bolsonaro reafirmou que PEC não se aplica aos atuais servidores

Após quase um ano de adiamentos, o governo Jair Bolsonaro enfim apresentou ontem a proposta de reforma administrativa ao Congresso Nacional. Uma das promessas de campanha do presidente, a nova Proposta de Emenda à Constituição (PEC) promove uma série de mudanças nas regras do serviço público de olho em cortar gastos com pessoal.

Entre as principais medidas, estão maior poder para o presidente extinguir cargos e órgãos por meio de decretos, extinção de vários direitos, substituição do estágio probatório por um vínculo de experiência e o fim do regime único para contratação de servidores, que dará lugar a cinco novos tipos de vínculos - apenas um deles com estabilidade após três anos.

Também estão no texto novas formas de desligamento de servidores, avaliações de desempenho mais rigorosas e redução no número de carreiras. As mudanças afetam todos os futuros servidores civis de todos os Poderes e entes federativos. No entanto, não atingem servidores já efetivados nem boa parte da elite do serviço público brasileiro, ficando de fora juízes, desembargadores, promotores, procuradores, deputados, senadores e militares.

"É uma reforma que vai no ponto correto. Não podemos mais tirar dinheiro da sociedade com impostos e do outro lado sair muito pouco em serviços para a sociedade", disse ontem o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), um dos que mais cobravam o envio da proposta ao Congresso Nacional.

GOVERNO fez ontem entrega simbólica da reforma administrativa ao presidente da Câmara Rodrigo Maia
Foto: Najara Araujo/Câmara dos Deputados
GOVERNO fez ontem entrega simbólica da reforma administrativa ao presidente da Câmara Rodrigo Maia

Apesar do elogio, Maia anunciou anunciou na sequência ter rompido relações com o ministro da Economia, Paulo Guedes. "Não há mais interlocução. Ele tem proibido a equipe econômica de conversar comigo", justifica. Maia afirma ainda que a interlocução da reforma com a Câmara será feita diretamente com o ministro Luiz Eduardo Ramos (Secretaria de Governo).

Em apresentação coordenada pelo secretário Especial de Desburocratização, Caio Mário Paes de Andrade, o governo afirmou que pretende fatiar as mudanças em três etapas. A primeira, já enviada ao Congresso, trata do novo regime de vínculos e de "modernização organizacional". Na segunda etapa, serão apresentados ao menos seis projetos de lei com mudanças gerais no serviço público. Por fim, será apresentada a lei complementar do "Novo Serviço Público".

 

Líder da oposição na Câmara, André Figueiredo (PDT-CE) diz que, como o Congresso está funcionando remotamente, não é o momento para discutir as mudanças. "Nenhuma pessoa de fora pode entrar no Congresso por conta da pandemia. Então é um cenário, digamos assim, 'ideal' para tratorar quaisquer medidas que sejam antipáticas e ataquem direitos".

"Não temos oposição alguma a discutir modelos de reforma administrativa, mas o momento não é esse", diz. Ele destaca que o envio ocorre em meio aos prazos de convenções partidárias para as eleições e contesta várias das propostas. "O governo afirma que a reforma não atinge os atuais. Não atinge em estabilidade, mas atinge em outros pontos", afirma.

O deputado Heitor Freire (PSL-CE), no entanto, afirma que o Congresso está preparado para discutir o tema. "A reforma é extremamente necessária para desinchar a máquina pública e dar mais eficiência ao serviço público", diz, destacando sobretudo necessidade de se discutir proposta do fim dos "penduricalhos" de servidores.

A proposta, no entanto, já desperta reações contrárias de entidades de servidores públicos. "Desmantelar a prestação de serviços à sociedade por meio da precarização de atividades típicas e essenciais é condenar as próximas gerações a um retrocesso de décadas", destaca Juracy Soares, diretor da Associação dos Auditores e Fiscais da Receita Estadual do Ceará (Auditece).

Ele afirma que, apesar de o governo dizer que a reforma só atingirá "novatos", a proposta possui uma série de "pegadinhas" que podem permitir a redução de remuneração dos atuais servidores.

O que pode mudar na administracao publica

 

O que você achou desse conteúdo?