Logo O POVO+
Após postagens de Luizianne, Camilo responde com aceno ao PDT
Politica

Após postagens de Luizianne, Camilo responde com aceno ao PDT

Governador destaca parceria com RC, o chamando de "amigo" e "grande prefeito". Vice na chapa petista assegura que partido continuará a utilizar imagem de Camilo
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
CAMILO inaugurou ontem ao lado de RC parte das instalações do IJF 2 (Foto: Thais Mesquita)
Foto: Thais Mesquita CAMILO inaugurou ontem ao lado de RC parte das instalações do IJF 2

O governador petista Camilo Santana demarcou ontem de maneira mais evidente ter mais afinidade com o PDT do prefeito Roberto Cláudio e do candidato à sucessão municipal, José Sarto, na contramão das expectativas de Luizianne Lins (PT), que postula o Executivo da Capital pela quarta vez.

Um dia após postagem da ex-prefeita nas redes sociais em que ele aparece ao lado da candidata do PT, ele foi indagado por O POVO se, primeiramente, autorizou a publicação e, em seguida, se pretenderia participar da campanha dela em busca do terceiro mandato como prefeita.

"Olha, hoje é aqui um dia para entregar o hospital", introduziu na resposta, "mas eu quero dizer que todos sabem da minha parceria administrativa com o prefeito Roberto Cláudio, um amigo, um grande prefeito", destacou ao lado de RC durante inauguração de novas instalações do Hospital Instituto Doutor José Frota 2 (IJF 2).

Camilo ainda fez o adendo de que a aliança com o partido de Ciro Gomes não é somente administrativa, mas também política. No último domingo, 27, primeiro dia de campanha, Luizianne afirmou aguardar gesto de apoio do governador. Adiantou, inclusive, que usaria a imagem dele na disputa por "ser petista e bem avaliado."

Um dia depois, então, ela publicou a peça de campanha com a mensagem de que Camilo tem feito gestão inclusiva, popular e participativa, concluindo que, se eleita, fará o mesmo na esfera municipal. Após a fala do governador, a conta do PT Ceará no Twitter ainda postou nova imagem em que os rostos dos dois aparecem juntos.

O POVO tentou contato com Luizianne por meio do celular dela e da assessoria de comunicação. A equipe da candidata respondeu que a campanha não iria se manifestar sobre o assunto. Vice na chapa de Luizianne, Vladyson Viana (PT) assegurou não haver estremecimentos na relação com o governador, já que se convive com Camilo entre os dois partidos desde 2016.

Questionado, Viana confirmou que a chapa seguirá a usar a imagem do governador na campanha. "Vamos apresentar nossas propostas e defender o legado do PT e, nesse legado, se inclui o Camilo Santana", sublinhou. E reforçou: "Vamos usar (Camilo na campanha) e vamos continuar assim. Obviamente, a gente sabe a posição dele (de aliado do PDT)."

O vice de Luizianne acrescentou que a relação entre petistas e pedetistas se manterá firme para o segundo turno, etapa da disputa para a qual diz crer que Luizianne avançará por ser "a candidata com mais experiência" dentre as outras dez que estão postas.

Durante a pré-campanha em Fortaleza, Camilo trabalhou para ver os dois principais partidos de sua aliança unidos. Exonerou o petista Nelson Martins da pasta das Relações Institucionais como modo de favorecer um arranjo com a presença do PT ao lado do governismo.

Enquanto isso, Luizianne já estava definida pré-candidata por decisão tomada das fileiras do petismo. Durante esses dias que antecederam a campanha, ela até considerou largar a disputa, mas impôs condição que se mostrou inviável, a de Nelson liderar a chapa com apoio do PDT.

Outro braço direito de Camilo, Élcio Batista (PSB) foi desligado da administração estadual (Casa Civil) e hoje compõe a chapa com José Sarto. Com PT e PDT separados, o governador costurou acordo de preservação da relação no primeiro turno entre as duas legendas, de modo que possam estar juntas na segunda fase da campanha, considerada provável pelo elevado número de candidaturas.

A reportagem tentou falar com o presidente do PT de Fortaleza, o vereador de Fortaleza Guilherme Sampaio. O contato não foi respondido.

Ontem, Luizianne gravou para candidatos do PT à Câmara Municipal e depois viajou a Brasília. Sarto visitou a Policlinica do Passaré, promoveu a segunda minicarreata da campanha e inaugurou comitê do vereador Raimundo Filho (PDT). (colaborou Rose Serafim)

 

O que você achou desse conteúdo?