Logo O POVO+
Sarto reúne pastores em investida por eleitorado evangélico
Politica

Sarto reúne pastores em investida por eleitorado evangélico

| FORTALEZA | Segmento mais favorável a Capitão Wagner nas pesquisas, eleitores evangélicos motivaram reação direcionada da campanha pedetista
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
SARTO conversou com empreendedores do Bom Jardim (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação SARTO conversou com empreendedores do Bom Jardim

O candidato do PDT à Prefeitura de Fortaleza, José Sarto, lançou ontem ofensiva para a reunião de apoios de olho na disputa. Em dia marcado pela divulgação de vídeos de apoio ao candidato, a campanha pedetista articulou inclusive adesão de várias lideranças evangélicas, território até então mais ocupado pelo adversário Capitão Wagner (Pros).

"Há 40 anos, eu conheço o Sarto amigo e o Sarto humano. Ele fez o parto dos meus filhos. Foi o primeiro a servir no Instituto Vida Videira. Além de tudo isso, eu quero que todos conheçam o Sarto político, que é um líder. Ele se preparou para este momento e está fazendo a coisa certa", diz Costa Neto, pastor sênior da Igreja Videira, em vídeo divulgado nas redes sociais.

No Instagram, Costa Neto possui cerca de 90,9 mil seguidores e é citado como um dos líderes da comunidade, que tem diversas sedes em Natal, Brasília, Recife, Fortaleza e Região Metropolitana. A reunião dos apoios marca nova postura do PDT: até então, a campanha vinha dando menos destaque à trajetória religiosa de Sarto, que é evangélico e já trabalhou em diversas instituições cristãs no início da carreira de médico.

A relação com a fé evangélica, no entanto, não vem sendo acompanhada por desempenho de Sarto junto ao segmento. Segundo a última pesquisa O POVO/Datafolha, divulgada na quinta-feira passada, 5, o segmento de eleitores evangélicos é justamente onde Capitão Wagner se sai melhor, com 53% das intenções de voto.

José Sarto, por outro lado, só foi citado como candidato de preferência de 21% dos evangélicos entrevistados. Em comparação com a rodada anterior da pesquisa do Datafolha, preferência do segmento por Capitão Wagner cresceu onze pontos, passando de 42% para os atuais 53%. Já o desempenho do pedetista no segmento não mudou, já marcando os mesmos 21% de agora.

Vídeos divulgados ontem tentam mudar tendência no segmento. "Em comunidades em que eu pastoreava, o Sarto já exercia a sua vocação como médico e atendia muitas senhoras e muitas famílias sem cobrar nada. Ele sempre foi solidário", diz, em outro dos depoimentos, o pastor Carlos Queiroz, da Igreja de Cristo, com sedes em mais de 15 bairros de Fortaleza.

"Com Sarto, teremos a possibilidade do diálogo e da aproximação da geração que anda polarizada no mundo todo. Ele é pacificador, busca reconciliação e exerce um diálogo batizado de ternura e de justiça", diz Queiroz no vídeo. No fim de outubro, ele ajudou a organizar um encontro entre Sarto e lideranças evangélicas no Restaurante L'Ô, na Praia de Iracema.

Lideranças de outras congregações evangélicas, como a Igreja Betel e a Comunidade Evangélica Verdadeiros Adoradores, também divulgaram vídeos para Sarto. Segundo a campanha, novas gravações devem ser divulgadas ao longo da semana.

A disputa pelo voto evangélico não é nova em Fortaleza, com líderes de grupos religiosos tendo protagonizado diversas polêmicas em eleições passadas. Em 2008, bispos da Assembleia de Deus espalharam outdoors pela cidade contra a reeleição da então prefeita Luizianne Lins (PT). Na época, as peças pregavam que a petista era "contra a Bíblia e o povo de Deus".

Na campanha deste ano, imagens de panfletos com acusações semelhantes contra Sarto circularam nas redes sociais.

 

O que você achou desse conteúdo?