Logo O POVO+
Homens dão vantagem a Wagner; Sarto vence entre nível superior
Reportagem Seriada

Homens dão vantagem a Wagner; Sarto vence entre nível superior

Veja quais os segmentos do eleitorado de Fortaleza que puxam os movimentos dos candidatos à Prefeitura de Fortaleza na nova pesquisa O POVO/Datafolha
Episódio 5

Homens dão vantagem a Wagner; Sarto vence entre nível superior

Veja quais os segmentos do eleitorado de Fortaleza que puxam os movimentos dos candidatos à Prefeitura de Fortaleza na nova pesquisa O POVO/Datafolha
Episódio 5
Tipo Notícia Por

Terceira rodada da pesquisa O POVO/Datafolha desta quinta-feira, 5, mostrou um movimento em destaque no cenário eleitoral de Fortaleza. Entre o levantamento de 28 de outubro e o divulgado agora, chama a atenção o crescimento de José Sarto (PDT) de 22% para 26% nas intenções de voto, o que o colocaria no 2º turno com Capitão Wagner (Pros), com 29%.

Com o resultado, Wagner e Sarto estão empatados no limite da margem de erro, de três pontos percentuais para mais ou para menos. A mudança do eleitorado pode ser explicada pela análise dos movimentos dentro de segmentos específicos do eleitorado fortalezense.

 

Gênero: Wagner lidera entre homens; Sarto cresce entre mulheres

Mudança mais significativa na divisão do eleitorado por gênero foi crescimento de José Sarto entre mulheres. Nesse segmento, o candidato do PDT cresceu cinco pontos, passando de 24% para 29%. Na segunda pesquisa, ele já havia crescido onze pontos entre o sexto feminino.

Única outra mudança fora da margem de erro foi queda de Capitão Wagner de cinco pontos entre o eleitorado feminino, indo de 29% para 24%. Com isso, ele e Sarto estão empatados tecnicamente entre mulheres. Luizianne Lins (PT) aparece logo atrás, com 19% do segmento.

Entre homens, no entanto, Capitão Wagner segue na liderança isolada, com 35% das intenções de voto. Ele é seguido Sarto, com 22%, Luizianne, 17%, Heitor Férrer (SD), 6%, Renato Roseno (Psol), 3%, Célio Studart (PV), 3%, e Heitor Freire (PSL), 2%. Homens e mulheres têm taxas semelhantes de brancos e nulos (9% e 8%, respectivamente) e de indecisos (2% e 4%).

Idade: Wagner lidera entre 25 a 34 e empata com Sarto em todos os outros recortes

 

Na divisão do eleitorado por faixa etária, movimento mais relevante foi crescimento de José Sarto entre adultos com entre 35 a 44 anos. Neste segmento, o candidato ganhou sete pontos percentuais, passando de 21% para 28%. Sarto também cresceu fora da margem de erro entre jovens de 16 a 24 anos, ganhando cinco pontos e passando de 18% para 23% no segmento.

A alta do pedetista se reflete principalmente em queda de Luizianne Lins nas mesmas faixas. Entre jovens de 16 a 24 anos, a petista perdeu nove pontos, passando de 27% para 18%. Entre adultos de 35 a 44 anos, ela perde seis pontos e vai de 20% para 14%.

Com as mudanças, Capitão Wagner segue líder isolado apenas na faixa entre 25 a 34 anos, onde tem 30% das intenções de voto, seguido por 21% de Sarto e 15% de Luizianne. Em todas as outras quatro faixas, Wagner e Sarto estão tecnicamente empatados.

Renda: Wagner lidera entre classe média; Sarto vai melhor entre mais ricos

 

Nos segmentos de renda, os únicos movimentos fora da margem de erro entre as duas pesquisas O POVO/Datafolha apontam uma leve migração entre eleitores mais pobres (com renda familiar de até dois salários mínimos) de Capitão Wagner para José Sarto.

Estável nas outras faixas de renda, Wagner teve queda de 4% no segmento mais pobre, passando de 31% para 27%. Já Sarto, por outro lado, cresceu os mesmos quatro pontos na faixa, passando de 22% para 26%.

Na visão geral, Wagner é líder isolado entre o segmento de classe média, com renda entre dois e cinco salários mínimos. Nessa faixa, o candidato do Pros tem 31% das intenções de voto, seguido por 24% de Sarto e 17% de Luizianne. O candidato do PDT lidera numericamente entre os mais ricos (mais de cinco salários mínimos), com 33%. Sarto empata, no entanto, com Wagner (27%) no segmento no limite da margem de erro.

Escolaridade: Sarto lidera entre nível superior; Wagner entre médio

 

Na divisão do eleitorado por escolaridade, o que chama atenção é um crescimento de José Sarto entre dois segmentos. No primeiro, de eleitores com ensino fundamental, Sarto cresceu sete pontos e passou de 22% para 29%. No segundo, de eleitores com ensino superior, o pedetista teve seu maior crescimento, ganhando nove pontos percentuais.

Com o crescimento, Sarto passou de 24% para 33% e é líder isolado no segmento, seguido por 21% de Wagner e 15% de Luizianne. Capitão Wagner, por outro lado, lidera na faixa de eleitores com nível médio, tendo 35% das intenções de voto no setor, seguido por Sarto com 20% e Luizianne com 18%.

Entre eleitores com ensino fundamental, Sarto e Wagner estão tecnicamente empatados, o pedetista com 29% e o candidato do Pros com 25%. Neste segmento, Luizianne tem 19%.

O que você achou desse conteúdo?