O prefeito eleito de Fortaleza, José Sarto (PDT), o vice-prefeito eleito Élcio Batista (PSB), e os 43 vereadores eleitos ou reeleitos para a Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) foram diplomados na tarde desta sexta-feira, 18, pelo Tribunal Regional Eleitoral no Ceará (TRE-CE).
Em virtude do decreto do governador Camilo Santana (PT) com restrições a eventos sociais com aglomerações, a solenidade foi por meio de videoconferência. Inédito, o evento online também atende à recomendação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para que os TREs pelo País optassem por esse formato em razão do número de infecções e mortes pela Covid-19.
"Desta vez, uma diplomação diferente, virtual, sem o calor humano que é comum aos hábitos festivos, mas com a responsabilidade imposta pelo atual momento ainda emergencial vivido pela pandemia do coronavírus", salientou o presidente do TRE-CE, desembargador Haroldo Máximo.
A solenidade foi presidida pela juíza eleitoral da 117ª Zona, Valeska Alves Alencar Rolim. Além de Haroldo Máximo e Camilo Santana, esteve presente na cerimônia de diplomação o prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio (PDT).
Máximo avaliou ainda que, mesmo diante das dificuldades impostas pelo quadro de pandemia, o TRE soube organizar as eleições municipais com transparência e eficiência, "nos termos de sua missão como guarda do processo eleitoral."
"Realizamos com afinco, empenho e eficiência a eleição em todos os municípios do Estado, com a distribuição de instrumentos de proteção a todos os colaboradores, mesários e servidores. Organização das sessões eleitorais a fim de minimizar as aglomerações, uso de horário estendido, marcações em piso, sem atrasos significativos ou ocorrências que pudessem macular o processo eleitoral municipal de 2020", enumerou.
A diplomação é o ato por meio do qual os candidatos são reconhecidos pela Justiça Eleitoral como aptos a tomar posse, no dia 1º de janeiro de 2021, nos cargos para as quais foram eleitos.
Ainda presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (AL-CE), Sarto também destacou o ineditismo do evento remoto, o que, segundo ele, é sintomático dos desafios que o próximo ano ainda reserva.
"Hoje damos mais um importante passo no processo democrático com a cerimonia do TRE-CE de diplomação de vereadores, vice-prefeito e prefeito de Fortaleza eleitos em 2020. O evento acontece de forma remota, fato que certamente marcará a historia da humanidade e dá uma dimensão dos desafios que temos pela frente", escreveu o pedetista nas redes sociais.
E adicionou, com tom otimista: "Tenho a convicção de que, juntos, poderemos fazer de Fortaleza uma cidade cada vez melhor para se viver, trabalhando com afinco para a redução das desigualdades sociais agravadas pelo coronavírus."
Se recuperando da Covid-19, Élcio Batista agradeceu aos amigos pela trajetória ascendente na política. "Vamos pra frente, rumo a uma Fortaleza ainda melhor. Vamos comigo e com Sarto", publicou numa rede social.
Candidato à CMFor mais votado, Ronaldo Martins (Republicanos) agradeceu pelos 31.840 votos recebidos. "Nossos agradecimentos primeiramente ao nosso Deus, que nos colocou como representante da obra dele aqui na Câmara e o nosso agradecimento a todos vocês."
Presidente do Legislativo Municipal - que caminha para reeleição para o comando da Casa - e braço direito do prefeito eleito, Antônio Henrique (PDT) também agradeceu pelos votos 15.480 recebidos. "Estou certo de que Deus me ajudará a honrar a confiança de vocês", ele afirmou por meio das redes.