Membro da equipe de transição entre governos Roberto Cláudio (PDT) e José Sarto (PDT), o vice-prefeito eleito de Fortaleza, Élcio Batista (PSB), foi testado ontem positivo para o novo coronavírus. Com o diagnóstico, ele passou a acompanhar trabalhos do grupo de casa, por meio de participação remota.
"Informo que, depois de ter realizado o teste RT-PCR, recebi hoje o resultado positivo para Covid-19. Estou bem e assintomático. Acompanharei as reuniões da equipe de transição de casa e de forma virtual", diz nota pública de Élcio.
Nos últimos dias, a equipe de transição vem focando reuniões com o Comitê Municipal de Gestão por Resultados e Gestão Fiscal (Cogerfor), que acompanha execução de obras e evolução de indicadores da Prefeitura. Formado pelas principais pastas de orçamento e planejamento municipal, o grupo é uma espécie de "coordenação-geral" do cofre municipal.
Participaram dos encontros, além de integrantes da equipe de transição, atuais titulares de pastas como Secretaria de Governo (Segov), Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog), Controladoria-Geral do Município (CGM), Procuradoria-Geral do Município (PGM), Instituto de Planejamento de Fortaleza (Iplanfor) e Gabinete do Prefeito.
A Prefeitura afirma que, apesar do diagnóstico de Élcio, não há qualquer confirmação de infecção por outros integrantes do grupo. A gestão afirma ainda que a agenda da transição está mantida para os próximos dias, com participação remota apenas de Élcio Batista.
Nesta quarta-feira, cronograma inclui reunião com a Segov que tratará de contratos de financiamento atualmente em execução pela Prefeitura. Nos últimos dias, o Cogerfor apresentou uma série de contratos da atual gestão que ficarão para o próximo prefeito.
Ocorrendo desde a segunda semana de dezembro, os trabalhos de transição seguem na etapa de apresentação de um "raio-x" da gestão para Sarto e equipe mais próxima. Desde o último dia 7, representantes da gestão e do grupo de transição estão cumprindo agenda de reuniões com todos os atuais secretários da Prefeitura, em sala destacada no Paço Municipal.
Nos bastidores, a expectativa é de que os trabalhos ajudem a definir a esperada reforma administrativa da futura gestão, prevista para ser enviada à Câmara Municipal já nos primeiros dias de janeiro, quando Sarto assumirá a Prefeitura. Em entrevistas após a eleição, o prefeito eleito admitiu possibilidade de aumentar o número de secretarias municipais.
Além disso, Sarto pretende colocar em prática projeto que aumenta de sete para 12 o número de Secretarias Regionais de Fortaleza. Aprovado no fim de 2019 pela Câmara Municipal, a proposta ainda não foi tirada do papel pela gestão Roberto Cláudio.
Todas as reuniões são realizadas com adoção de protocolos diversos de controle da Covid-19, como uso de máscaras e garrafas individuais de álcool em gel.
Élcio Batista é o segundo participante de uma reunião conduzida em 2 de dezembro por José Sarto a testar positivo para o novo coronavírus. Na segunda-feira passada, 7, o presidente estadual do PSDB, Luiz Pontes, também foi diagnosticado com a doença.