Logo O POVO+
Maia anuncia Baleia Rossi na disputa pela presidência da Câmara
Politica

Maia anuncia Baleia Rossi na disputa pela presidência da Câmara

| Sucessão | Baleia Rossi (MDB-SPP) tem reunião marcada com partidos de oposição na próxima segunda-feira, incluindo bancadas do PT e PDT
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
 Baleia Rossi, entre Aguinaldo 
e Rodrigo Maia, após ter o nome anunciado (Foto: LUIS MACEDO/CAMARA DOS DEPUTADOS)
Foto: LUIS MACEDO/CAMARA DOS DEPUTADOS  Baleia Rossi, entre Aguinaldo e Rodrigo Maia, após ter o nome anunciado

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), anunciou ontem o nome de Baleia Rossi (MDB-SP) como candidato à presidência da Casa. O emedebista deve enfrentar o deputado Arthur Lira (PP-AL) na disputa.

Pelas redes sociais, Maia escreveu que Rossi "vai liderar um novo ciclo e garantir a democracia e a independência da Câmara".

O parlamentar assegurou ainda que, "até fevereiro, vamos dialogar com todos os parlamentares, unificar especialmente os deputados que compõem nosso grupo, para construir o melhor para o Brasil, com a certeza de que reuniremos as condições de eleger o próximo presidente da Câmara".

O deputado paulista também se manifestou. "Vou conversar com todos os partidos do campo progressista. Respeito e reconheço nossos pontos divergentes. O importante é focar na defesa da independência da Câmara", disse. Em seguida, acrescentou: "Nossa frente ampla é em defesa intransigente da democracia, pois temos ódio e nojo à ditadura".

No começo da noite, partidos do bloco de oposição na Casa divulgaram nota conjunta na qual afirmam que têm reunião agendada com Rossi na próxima segunda-feira, 28, a partir das 14 horas, a fim de que ele possa apresentar às legendas "as propostas e compromissos de procedimentos que nortearão sua candidatura à presidência".

"Nossos partidos", segue a nota, "continuarão buscando unidade na ação para garantir a defesa da democracia, a independência do Poder Legislativo, a derrota do autoritarismo e do obscurantismo e a proteção dos direitos do povo brasileiro".

A tendência do grupo, portanto, é de aparar arestas com o postulante do MDB e apoiá-lo, ainda que haja dificuldades pontuais por parte do PT, como o papel que Rossi e seu partido tiveram na deposição da ex-presidente Dilma Rousseff em 2016.

Líder da minoria, o deputado José Guimarães (PT-CE) afirmou ao O POVO que o "importante é, em primeiro lugar, a unidade do campo da esquerda com o grupo do Maia e, em segundo, o programa que o candidato vai defender".

O petista disse que, na reunião de segunda-feira, o bloco de oposição deve apresentar sua agenda a Rossi, que se constitui de pautas anti-Bolsonaro.

"Não permitir as privatizações; a pauta dos direitos e do meio ambiente; e a defesa da democracia e independência do legislativa", listou Guimarães.

Mais cedo, o líder da oposição na Casa, deputado André Figueiredo (PDT-CE), porém, sinalizou para resistência ao deputado do MDB indicado por Maia.

"O nome não agrada pelo que representa. Partidos de oposição terão dificuldade de se compor em torno dele. A possibilidade de um terceiro nome pode crescer", projetou.

 

O que você achou desse conteúdo?