Cerimônias de posse e transferência de cargo de José Sarto (PDT) ontem tiveram vários momentos com tom de campanha antecipada para Roberto Cláudio (PDT) para a disputa pelo Governo do Ceará em 2022. Em diversos momentos dos eventos, o novo prefeito fez elogios ao seu antecessor, afirmando que RC será seu "conselheiro informal" na gestão.
"É, sem sombra de dúvidas, o maior prefeito da história de Fortaleza", afirmou. Sarto disse que é difícil a tarefa de ter de suceder o atual prefeito e definiu Roberto Cláudio como "inspirador". Afirmou que terá o ex-prefeito como norte e disse: "Certamente ele ainda vai emprestar seu talento, sua vocação, muito mais."
No último discurso, RC agradeceu à família — pais, irmãos, esposa e filhas — à equipe e aos governadores com quem teve parceria no mandato, Cid Gomes (PDT) e Camilo Santana (PT). Saudou Fortaleza como cidade progressista. "Ninguém segura essa cidade", disse, desejando que o município vire uma "fortaleza contra a intolerância e o preconceito".
Roberto Cláudio disse que esperança, em italiano, começa com S — speranza. "E aqui, com S de Sarto", diz. O ex-prefeito disse que, em tempos de tormenta, os melhores marinheiros são convocados e, em alusão a Sarto, disse que Fortaleza terá o melhor.
Na saída do evento, o ex-prefeito - que deve passar temporada em São Paulo até o fim de junho - disse que tirará os próximos dias para descanso. "Vou dar um mergulhinho amanhã", disse. "Mas hoje, vou ali tomar uma", disse, citando preferência pela cerveja Stella Artois.