Logo O POVO+
Capitão Wagner anuncia voto em Arthur Lira em sucessão na Câmara
Politica

Capitão Wagner anuncia voto em Arthur Lira em sucessão na Câmara

Lira lidera o Centrão e é apoiado por Bolsonaro, que pretende derrotar o desafeto Rodrigo Maia e o seu candidato, Baleia Rossi (MDB-SP), garantindo vida mais tranquila na Casa
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Capitão Wagner (Pros) justifica que alternância de poder é fundamental.  (Foto: Divulgação/Câmara dos Deputados)
Foto: Divulgação/Câmara dos Deputados Capitão Wagner (Pros) justifica que alternância de poder é fundamental.

Principal liderança de oposição no Ceará, o deputado federal Capitão Wagner (Pros) anunciou voto no candidato Arthur Lira (PP-AL) à Presidência da Câmara dos Deputados.

Segundo explicou em nota enviada ao O POVO, a alternância de poder "é fundamental para a democracia, e a mudança periódica de lideranças em determinados cargos públicos é naturalmente positiva para a condução dos destinos de uma instituição que representa o nosso povo." 

Na sequência, ele ainda acrescenta: "Rodrigo Maia está no poder há três mandatos, tensionando com o Governo Federal. O Brasil vive momentos que exigem união e, na Câmara Federal, é fundamental alguém com capacidade de diálogo sem ser subserviente. Por isso, voto em Arthur Lira."

LEIA TAMBÉM > Carlos Mazza: Wagner volta a bater bola com a direita

Arthur Lira conta com o apoio de Jair Bolsonaro na sucessão da Câmara
Foto: Luis Macedo/Agência Câmara
Arthur Lira conta com o apoio de Jair Bolsonaro na sucessão da Câmara

O deputado de Alagoas é o nome do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) na disputa ao principal posto da Câmara dos Deputados. Lira é líder do agrupamento de partidos intitulado "centrão". Ele enfrenta o candidato de Rodrigo Maia (DEM-RJ), Baleia Rossi (MDB-SP), numa eleição datada para 1º de fevereiro, mas já iniciada nos bastidores de Brasília.

E não só de Brasília. Ambos os candidatos estarão quarta-feira, 13, em Fortaleza, numa incursão que visa costurar votos entre os 22 deputados federais cearenses.

Rossi lidera bloco formado por 11 partidos (MDB, PSDB, DEM, PT, PSL, Cidadania, PV, PSB, PDT, PCdoB e Rede) que possuem juntos 279 deputados. Ao lado de Rodrigo Maia, ele vai encontrar o governador Camilo Santana no Palácio Abolição.

Lira, por sua vez, representa frente com pelo menos 206 votos. Estão com ele PL, PP, Republicanos, Pros, PSC, Avante e Patriota. Dissidências podem alterar o jogo para um lado ou outro.

O candidato do centrão deve se reunir parlamentares com cearenses em jantar. "Na segunda vamos confirmar a agenda", resumiu-se a dizer AJ Albuquerque (PP-CE) em contato com O POVO. O deputado do PP é um dos articuladores da viagem de Lira ao Ceará. 

Embaraço entre Baleia e Gleisi

Baleia Rossi se colocou em situação de desconforto junto ao PT neste domingo após entrevista
Foto: Reprodução/Twitter
Baleia Rossi se colocou em situação de desconforto junto ao PT neste domingo após entrevista

Do outro lado da disputa, Rossi criou nesse domingo, 10, um princípio de atrito com Gleisi Hoffmann (PT-PR) ao sinalizar, em entrevista à Folha de S. Paulo, que eventual impeachment do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) não prosperaria. Para ele, a condução de um processo de deposição geraria instabilidade no País.

Disse Baleia Rossi: "Não é o caminho, não é bom para o Brasil. O impeachment é o extremo do extremo do extremo que está na nossa Constituição. Precisamos hoje de estabilidade. E reafirmo que não houve compromisso de abertura de impeachment." 

A presidente nacional do PT então frisou que o emedebista pode perder votos entre os deputados federais petistas, que formam a maior bancada da Câmara com 52 assentos.

"Dar resposta a crimes do Executivo é o item 3.6 do compromisso de Baleia Rossi com a oposição", ela recordou, adicionando ainda numa rede social: "Inclui analisar denúncias de crimes do presidente da República, mesmo que não haja acordo para aprovar impeachment. Ao negar o que tratamos e fechar essa possibilidade, Baleia perderá votos no PT."

O PT é peça fundamental nos planos de Baleia Rossi de conquistar o comando da Casa. O endosso à sua candidatura, contudo, não é consenso entre petistas, que se incomodam em apoiar um nome do MDB

A legenda do ex-presidente Michel Temer capitaneou o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT) na Câmara e no Senado, em 2016. O outro candidato, porém, é Arthur Lira (PP-AL), do "centrão" e abertamente apoiado pelo presidente da República.

Gleisi Hoffman criticou fala de Baleia Rossi em entrevista
Foto: JÚLIO CAESAR
Gleisi Hoffman criticou fala de Baleia Rossi em entrevista

Baleia não é exatamente um candidato de oposição a Bolsonaro. O paulista comunga com a agenda econômica do Planalto, por exemplo, assim como Rodrigo Maia, o principal fiador do deputado.

O emedebista atrai essas parcelas do Parlamento antipáticas a Bolsonaro por enfatizar, como promessa central, que a Câmara será uma Casa independente

Também promete que pautas ligadas a questões comportamentais, como flexibilização do porte de armas, um pleito dos conservadores bolsonaristas, não serão pautadas.

É portanto uma linha similar a de Maia, que dá celeridade à plataforma econômica de Paulo Guedes (ministro da Economia), sem deixar de criticar os confrontos nos quais Bolsonaro investe

Logo após a manifestação de Gleisi, Baleia correu a amenizar o incômodo provocado. Segundo publicou nas redes sociais, os dois conversaram e ele reafirmou os compromissos firmados com a oposição. "O que inclui usar todos instrumentos constitucionais em defesa da democracia. Antecipar juízos agora não ajuda. Isso é o que disse à Folha."


O que você achou desse conteúdo?