Logo O POVO+
A uma semana do retorno na CMFor, PT ainda não definiu se apoiará Sarto
Politica

A uma semana do retorno na CMFor, PT ainda não definiu se apoiará Sarto

Em dezembro, Executiva Estadual do partido suspendeu definição do diretório Municipal que estabelecia a permanência da sigla como oposição ao grupo governista; diálogos ainda ocorrem internamente
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
FORTALEZA, CE, BRASIL,17.11.2020: PT anuncia apoio a candidatura de Sarto (PDT) para o segundo turno.      (Fotos: Fabio Lima/O POVO) (Foto: FÁBIO LIMA/O POVO)
Foto: FÁBIO LIMA/O POVO FORTALEZA, CE, BRASIL,17.11.2020: PT anuncia apoio a candidatura de Sarto (PDT) para o segundo turno. (Fotos: Fabio Lima/O POVO)

A menos de uma semana do fim do recesso na Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), que retorna às atividades em fevereiro, o PT ainda não tem posição unificada a respeito do apoio, ou não, à gestão do prefeito José Sarto (PDT).

Há cerca de um mês, a executiva Estadual do partido interveio suspendendo uma decisão do diretório Municipal que estabelecia a permanência da sigla como oposição ao grupo governista. De lá para cá pouco mudou.

De acordo com o presidente Estadual do partido, Antônio Filho, o Conin, os diálogos seguem ocorrendo com participação do governador Camilo Santana (PT), dos vereadores da sigla, dentre eles o presidente municipal Guilherme Sampaio, e de demais parlamentares petistas.

“Não tem mais prazo ou pressa. A gente deu uma acalmada para processar as conversas. Estamos dialogando internamente, no nosso tempo, para preservar as relações e construir uma posição mais unificada do partido”, disse Conin.

A vereadora Larissa Gaspar (PT), que defendeu autonomia da legenda em relação à Prefeitura, disse que após o recurso que anulou a decisão do braço Municipal, a questão "ficou por isso". Segundo ela, o diretório municipal aguarda ainda uma notificação formal da Executiva Estadual para realizar uma nova reunião sobre o tema.

“A postura do PT vai ser a que o partido defende historicamente e de autonomia. Seja base ou oposição, o modus operandi é de fiscalização, cobrança e proposição. Jamais seríamos uma oposição que vota tudo contra ou uma base que vota a favor apenas para satisfazer o prefeito”, defende.

Petistas apoiaram Sarto no 2° turno das eleições municipais de 2020. Ao declarar o apoio publicamente, Guilherme Sampaio reforçou na época que "o capital político" da sigla decidiria as eleições na Capital.

"Acabamos de apresentar orientação aos filiados, eleitores, para essa tarefa urgente de derrotar o fascismo, votando na candidatura do PDT que expressa, neste momento, o posicionamento de enfrentamento ao bolsonarismo na Cidade", defendeu à época.

Atualmente, a bancada petista conta com três vereadores em Fortaleza: Guilherme Sampaio, Larissa Gaspar e Ronivaldo Maia.

O que você achou desse conteúdo?