Logo O POVO+
Vereadores de oposição criticam vacinação no Centro de Eventos
Politica

Vereadores de oposição criticam vacinação no Centro de Eventos

Parlamentares fizeram críticas ao modo como a vacinação tem sido administrada no local, segundo eles sem organização adequada e prejudicando idosos
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
FORTALEZA, CE, BRASIL, 26.01.2021: imunização contra COVID-19 no Centro de Eventos do Ceara, profissionais da saude foram se vacinar nessa tarde. Em época de COVID-19. (Foto: Aurelio Alves/O POVO). (Foto: Aurelio Alves)
Foto: Aurelio Alves FORTALEZA, CE, BRASIL, 26.01.2021: imunização contra COVID-19 no Centro de Eventos do Ceara, profissionais da saude foram se vacinar nessa tarde. Em época de COVID-19. (Foto: Aurelio Alves/O POVO).

Vereadores de Fortaleza que encampam a oposição ao prefeito José Sarto (PDT) visitaram o Centro de Eventos nesta quarta-feira, 27, para fazer uma fiscalização de como anda o processo de vacinação. Ali, registraram filas na parte de fora da estrutura do espaço e colheram queixas de quem esperava, mas não recebeu a primeira dose do imunizante. 

Segundo parlamentares ouvidos por O POVO, filas e agendamentos malsucedidos, que resultaram em retorno para casa sem vacina, além do preço do estacionamento - R$ 20 - protagonizaram as críticas.

 

Inspetor Alberto (Pros) afirmou ter testemunhado idosos que tiveram de retornar ao saberem que seriam imunizados em domicílio ou em algum dos drive-thru de vacinação.

"Teve situação lá que tinha uns 15 idosos, todos revoltados, desistindo da vacina. Na verdade, lá estava uma balbúrdia, foi melhorar depois que nós chegamos. Amanhã (28), vai chegar outro grupo de pessoas que estão agendadas e não vão se vacinar. Vai ser a semana de confusão lá", comentou o vereador do Pros. 

Erros na plataforma de agendamento da vacinação contra a Covid-19 em Fortaleza permitiram o agendamento errôneo de 800 idosos para o Centro de Eventos do Ceará. Conforme publicado por O POVO, 400 deles agendados para a última segunda-feira, 25.

Equipe da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) está entrando em contato com essas pessoas por e-mail, WhatsApp e ligação telefônica para alertar que elas não devem comparecer ao local hoje. Idosos serão vacinados somente em domicílio ou nos drive-thru.  

Somente nesta quarta-feira, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, 994 pessoas receberam a aplicação da vacina no Centro de Eventos. A pasta destaca que a imunização ocorreu a partir do agendamento prévio por meio do aplicativo Mais Saúde Fortaleza e no site Vacine Já, em trabalhadores da saúde ativos que atuam em hospitais e idosos acima de 75 anos.

Estiveram no local, além de Alberto, Márcio Martins (Pros), líder da oposição, Ronaldo Martins (Republicanos), Carmelo Neto (Republicanos), Julierme Sena (Pros), Danilo Lopes (Podemos) e Pedro Matos (Pros).

O grupo é simpático ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e, no plano local, vinculado ao projeto de Capitão Wagner (Pros), ex-candidato a prefeito de Fortaleza e opositor do pedetismo local.

"Chegando no local, a gente observou que embora a gestão tenha acertado no local, o Centro de Eventos, aberto, confortável, ao mesmo tempo faltou organização por parte de quem está gerenciando. Profissionais da saúde no sol, acho que poderia ter colocado na parte interna", comentou Julierme Sena. 

Para ele, é preferível que os agendamentos equivocados, uma vez realizados, se mantenham, de modo que as pessoas que forem ao local não deem viagem perdida. "Quando for encerrada essa fila, ai retomavam atendendo pessoal de UTIs e idosos em domicílio".

Nas redes sociais, Carmelo Neto argumentou que o Centro de Eventos é do Estado do Ceará, não sendo justo que as pessoas paguem para estacionar.  "Alguns profissionais de saúde que agendaram a vacinação estão sendo barrados na porta. Isso é um absurdo, frustra a expectativa das pessoas e demonstra desorganização. Estamos atentos aos problemas e vamos buscar soluções", ele pontuou. 

Indagado, o vereador aliado de Sarto, Adail Júnior (PDT), afirmou que os vereadores estão corretos em fiscalizar, com a ressalva de que espera que as críticas sejam fundadas.

"Esses vereadores de primeiro mandato, pega oposição dessa do PT, com pessoal do Pros, Republicanos. É uma oposição super qualificada. Vamos nos preparar para o debate dentro das ideias", apaziguou.

O que você achou desse conteúdo?