Logo O POVO+
Priscila Costa avalia possível recurso contra decisão da Câmara
Politica

Priscila Costa avalia possível recurso contra decisão da Câmara

| COMISSÕES | Vereadora Priscila Costa rejeita ação que anulou sua eleição para a Comissão de Direitos Humanos da Câmara de Fortaleza
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Vereadora pleiteia vaga na Comissão de Direitos Humanos (Foto: Divulgação CMFor)
Foto: Divulgação CMFor Vereadora pleiteia vaga na Comissão de Direitos Humanos

A vereadora Priscila Costa (PSC) avalia com sua equipe jurídica quais medidas tomará para manter eleição que a indicou para a presidência da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor). Na última quarta-feira, 10, a escolha do grupo foi anulada pelo presidente da Casa, Antônio Henrique (PDT), após erros no processo de formação das comissões.

A confusão ocorreu após o vereador Fábio Rubens (PSB) trocar vaga na Comissão de Direitos Humanos por assento de José Freire (PSD) na Comissão de Saúde do Legislativo. A permuta entre os vereadores, no entanto, acabou não sendo informada ao setor de comissões da Casa.

Com isso, Rubens não compareceu ao 1º encontro da Comissão de Direitos Humanos e Priscila acabou levando a melhor entre os presentes, vencendo Larissa Gaspar (PT) por três votos contra dois. A confusão nesse e outros grupos, no entanto, levou a Casa a cancelar reuniões de diversas comissões, que devem recomeçar os trabalhos na próxima semana.

No caso da Comissão dos Direitos Humanos, nova eleição será na próxima quarta-feira, 17, às 9h30min, e deve repetir a mesma disputa entre Costa e Gaspar. Participaram da reunião cancelada, além das duas candidatas, Emanuel Acrízio (PP) e Erivaldo Xavier (PSC), que votaram em Priscila, e o mandato coletivo Nossa Cara (Psol), que votou em Larissa.

Apesar da decisão de Antônio Henrique, Priscila argumenta que, no momento da votação, a indicação de Fábio Rubens estava totalmente legal, inclusive com publicação no Diário Oficial do Município. Por conta disso, ela promete recorrer do caso, não descartando acionar a Justiça. Além deles e de José Freire, completa o grupo a vereadora Tia Francisca (PL).

Larissa Gaspar pleiteia presidência da comissão
Foto: Érika Fonseca/CMFor
Larissa Gaspar pleiteia presidência da comissão

A decisão promete polêmica no Legislativo municipal. Conservadora e evangélica, Priscila Costa e a petista Larissa Gaspar estão em lados opostos do espectro ideológico. Em discurso após a "vitória" da quarta-feira passada, a vereadora do PSC prometeu visão do tema "que preza pela vida humana acima de tudo, lutando contra o aborto e outros tipos de violência, da mesma forma que preserva a família".

 

O que você achou desse conteúdo?