Logo O POVO+
Operação do MP em Caririaçu apura suspeitas de fura-fila da vacinação
Politica

Operação do MP em Caririaçu apura suspeitas de fura-fila da vacinação

Nas investigações, suspeita-se que um servidor lotado na Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura teria sido vacinado de forma irregular
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Somente será vacinado quem está com nome na lista ou recebeu mensagem da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) (Foto: FABIO LIMA)
Foto: FABIO LIMA Somente será vacinado quem está com nome na lista ou recebeu mensagem da Secretaria Municipal de Saúde (SMS)

O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) deflagrou, na manhã desta terça-feira, 20, a “Operação Egoísmo” em Caririaçu, localizado a 466,4 quilômetros de Fortaleza. Em ação conjunta com a Polícia Civil, foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão na Secretaria da Saúde e na residência de servidores do município. O objetivo é apurar supostas casos de pessoas que furaram fila da vacinação contra a Covid-19.

Segundo o MP, alguns vereadores de Caririaçu decidiram fazer uma inspeção para fiscalizar a imunização no município, gravando o processo de vacinação em vídeo. Nesse material, que foi enviado à Promotoria de Justiça de Caririaçu, suspeita-se que uma pessoa que é servidora lotada na Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura teria sido vacinada de forma irregular.

No vídeo, o órgão também constatou, por meio de estudo comparativo, que a imagem de lista de pessoas que seriam vacinadas durante o dia da inspeção não corresponde, na integralidade, com o documento que contém a lista de vacinados divulgada na Internet e remetida para o posto de vacinação pela Central de Imunização.

O titular da Promotoria de Justiça de Caririaçu, promotor Rafael Couto, afirma que, no caso, verifica-se a possibilidade do cometimento de improbidade administrativa e crimes como o peculato, previsto no artigo 312 do Código Penal. A pena é de prisão entre 2 e 12 anos para funcionário público que apropriar-se de bem móvel, de que tem posse em razão do cargo, ou o desvia em proveito próprio ou alheio.

Contudo, o promotor destaca que ainda não se pode antecipar culpa, pois os fatos com documentos apreendidos serão estudados e, caso constatada materialidade e responsabilidade, os autores dos possíveis delitos serão notificados. 

No dia 12 de março, o Ministério Público Federal (MPF) ingressou com ação civil por improbidade administrativa contra o prefeito e a secretária de Saúde do município de Guaraciaba do Norte, a cerca de 300 quilômetros da Capital, por terem “furado a fila” da vacinação contra a Covid-19.

Segundo o órgão apurou, Antônio Adail Machado Castro e Roberta Caroliny de Paiva Firmino foram imunizados com doses destinadas à primeira fase do grupo prioritário, formada por idosos e profissionais da saúde.

Até o dia 11 de março, o MP tinha recebido pelo menos 90 denúncias que envolvem 34 municípios, entre eles Fortaleza, referentes a casos de fura-filas da vacinação e falta de transparência nos critérios de prioridade.

Essas reclamações foram recebidas por intermédio do e-mail covid19.denuncia@mpce.mp.br. Outro canal para reclamações, a Ouvidoria-Geral do MPCE, recebeu 67 manifestações referentes ao assunto "fura-fila" da vacinação contra a Covid-19. 

 

O que você achou desse conteúdo?