Logo O POVO+
PSDB Ceará filia nomes que vão concorrer à vaga de deputado estadual
Politica

PSDB Ceará filia nomes que vão concorrer à vaga de deputado estadual

| Eleições | Tucanos escalam de assessor de Tasso à secretária em Caucaia para a disputa pela Assembleia Legislativa
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
PSDB faz evento de filiação nesta quarta-feira, 23 de março de 2022, na Assembleia Legislativa do Ceará (Foto: Filipe Pereira / O POVO)
Foto: Filipe Pereira / O POVO PSDB faz evento de filiação nesta quarta-feira, 23 de março de 2022, na Assembleia Legislativa do Ceará

O PSDB Ceará realizou na manhã de ontem evento de filiação com a presença dos pré-candidatos a deputado estadual pelo partido nas eleições de outubro. Entre os nomes que chegam para compor os quadros tucanos estão o deputado estadual Gordim Araújo, que estava no Patriota, e o suplente de deputado Delegado Diego (ex-PTB).

Dentre os novos e velhos filiados que devem disputar vaga na Assembleia Legislativa (AL-CE) estão personagens conhecidos no cenário político cearense e outros nomes ligados a políticos tradicionais como o senador Tasso Jereissati (PSDB), que já anunciou o encerramento da sua participação em disputas eleitorais.

Os tucanos anunciaram, por exemplo, que Denísio Pinheiro, assessor parlamentar de Tasso desde 1995, será pré-candidato a uma vaga na AL-CE. Na lista, também chegam ao partido o apresentador televisivo e deputado suplente Ferreira Aragão, após anos no PDT, além do também suplente Diego Lima, ex-filiado do PV.

O vereador Jorge Pinheiro (Fortaleza) e a secretária de governo de Caucaia, Emília Pessoa, que já compõem os quadros do PSDB, também foram anunciados como pré-candidatos a deputado estadual pela legenda. A tucana disputou a prefeitura de Caucaia em 2020, mas não chegou ao segundo turno.

Embora não tenha participado do evento de ontem, a ex-primeira dama de Fortaleza Natália Herculano também é pré-candidata tucana a uma vaga na AL-CE.

 

Na última segunda-feira, 21, Chiquinho Feitosa (PSDB) se filiou ao partido em evento com presença de Tasso Jereissati, de quem ele é suplente no Senado. Segundo Feitosa, os tucanos permanecerão alinhados com o grupo do governador Camilo Santana (PT) e do senador Cid Gomes (PDT). 

Ausente no evento de filiações por cumprir agente em viagem externa, Chiquinho também confirmou sua pré-candidatura a deputado federal pelos tucanos. Segundo o ex-senador Luiz Pontes, que deixará o comando do diretório cearense do PSDB para Feitosa, a meta é fazer quatro deputados estaduais e três federais em 2022.

Durante as filiações, Pontes afirmou que passará seu cargo para o correligionário no fim de abril. Como a legislação determina que o filiado só assuma o partido após 30 dias da sua entrada na legenda, inicialmente, Chiquinho deve atuar na presidência uma comissão provisória. 

Segundo Luiz Pontes, apesar do apoio já pensado para o candidato do PDT na disputa ao Governo do Estado, as negociações estarão abertas aos outros partidos.

"Vamos conversar com todos os partidos. Temos essa afinidade grande com o PDT, mas por ter essa afinidade grande não quer disser que isso é prego batido e ponta virada. Nós temos que conversar com os novos filiados, nós temos que conversar com a bancada federal, a bancada estadual, os municipais e os diretórios", afirmou. 

Mesmo já garantindo uma ampla chapa de pré-candidatos, a direção da sigla no Ceará ainda deve seguir com mais negociações nas próximas semanas, antes do fim das janelas partidárias. (colaborou Vítor Magalhães)

Veja abaixo a lista de pré-candidatos a deputado estadual pelo PSDB:

1 - Antonio Vianey
2 - Delegado Diego Barreto
3 - Denísio Pinheiro
4 - Emília Pessoa
5 - Ferreira Aragão
6 - George Lima
7 - Gordim Araújo
8 - Gorete Maria do Povo
9 - Joaquim Rocha
10 - Jorge Pinheiro
11 - Natália Herculano

O que você achou desse conteúdo?