Logo O POVO+
Izolda fala em "evitar distrações" com eleição e "interferências prematuras"
Politica

Izolda fala em "evitar distrações" com eleição e "interferências prematuras"

| Após posse | A governadora do Ceará esteve na primeira reunião de secretariado de sua administração, no Palácio da Abolição
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Izolda liderou sua primeira reunião do Comitê Estadual de Enfrentamento à Covid-19 (Foto: Thais Mesquita)
Foto: Thais Mesquita Izolda liderou sua primeira reunião do Comitê Estadual de Enfrentamento à Covid-19

A governadora Izolda Cela (PDT) defendeu ontem manter o foco do Governo do Estado durante o ano eleitoral e evitar que o período atrapalhe o ritmo de atividades da gestão. A pedetista esteve na primeira reunião de secretariado de sua administração, no Palácio Abolição, após a posse no último sábado, 2.

"Que nós possamos garantir, o máximo possível, a isenção do trabalho, do ritmo do governo, de interferências prematuras. Principalmente, evitar distrações. É claro que o período eleitoral é importante, movimenta a atenção e a agenda das pessoas, mas o meu foco, minha atenção é no serviço. Ter essa atenção para não nos dispersarmos daquilo que é o interesse da população, que as coisas aconteçam”, disse Izolda.

Segundo ela, também pré-candidata do PDT ao governo cearense, o ano eleitoral tem regras específicas, com restrições a pagamentos e transferências. "A partir de certo tempo, ações não são possíveis de serem efetivadas, novos convênios, transferência de recursos", reforçou a governadora em entrevista coletiva, antes de voltar a se reunir com os secretários de Estado do Ceará.

A pandemia da Covid-19 foi um tema a ser pautado. A pedetista garantiu que o Comitê de Enfrentamento à Pandemia, que reúne especialistas e representantes de várias instituições para definir as estratégias contra a doença, seguirá em atividade após sua posse.

"Nós estamos ainda na travessia da pandemia. Claro que muito felizes com a regularidade da condição de controle, números favoráveis de redução de casos", afirmou Cela.

A despeito da melhora, a pedetista destacou que as decisões são pautadas pela prudência e que o contexto de pandemia se mantém. Ainda na saúde, Izolda projetou a meta de fazer com que o atendimento chegue mais perto das pessoas, com mais eficiência e mais acolhimento.

Além disso, a governadora destacou estar atenta ao que ocorre em outros países, para entender o que pode acontecer no Brasil. "Olhar para o que acontece aqui, mas para o que acontece fora também." Em paralelo, ela destacou ainda a importância de olhar para as necessidades do setor produtivo.

Em meio às especulações em torno das mudanças no secretariado, Izolda defendeu que o trabalho a ser executado tende a ser uma sequência do que vinha sendo feito pelo governador Camilo Santana (PT), sem projeções para mudanças de rumos. "Mudanças só se forem realmente necessárias. Alguma situação que aconteça. Em princípio, não", afirmou.

FORTALEZA, CE, BRASIL, 04.04.2022: Izolda Cela - Primeira Reunião com o Secretáriado (Foto:Thais Mesquita/OPOVO)(Foto: Thais Mesquita)
Foto: Thais Mesquita FORTALEZA, CE, BRASIL, 04.04.2022: Izolda Cela - Primeira Reunião com o Secretáriado (Foto:Thais Mesquita/OPOVO)

Antes da posse, Camilo Santana exonerou três auxiliares do Governo do Ceará, no fim do prazo legal para que possam ser candidatas. Estão entre elas Socorro França, secretária de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos do Estado (SPS), Janaína Farias, assessora especial do ex-governador, e a ex-deputada federal Gorete Pereira (PL), assessora especial para assuntos federativos da Casa Civil.

Segundo o colunista do O POVO Eliomar de Lima, a ex-primeira-dama Onélia Santana foi convidada a assumir a SPS, mas ainda não deu uma resposta à governadora. Onélia esteve à frente do programa Mais Infância, de apoio a famílias e crianças em situação de vulnerabilidade social.

A tendência, segundo Izolda, é seguir com a equipe herdada. "Nós temos uma equipe operosa, equipe dedicada e que vem trabalhando para fazer as entregas com as quais nós nos comprometemos".

De acordo com a governadora, após essa reunião geral de secretariado, a sequência será de reuniões individuais com os setores: "Temos uma agenda vigorosa em todas as áreas". Outras áreas prioritárias apontadas foram recursos hídricos, segurança pública, educação e infraestrutura.

O que você achou desse conteúdo?