Logo O POVO+
Para Guimarães, Izolda vira favorita para ser candidata; Ciro e Cid não concordam
Politica

Para Guimarães, Izolda vira favorita para ser candidata; Ciro e Cid não concordam

Izolda Cela é pré-candidata ao mandato de governadora no período de 2023 a 2026. Ao sentar na cadeira, isso pode mudar a disputa
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Izolda Cela tomou posse como governadora do Ceará nesse sábado (Foto: Aurelio Alves)
Foto: Aurelio Alves Izolda Cela tomou posse como governadora do Ceará nesse sábado

O acontecimento já está na história do Ceará, dado o ineditismo que é uma mulher sentada na cadeira de governadora do Estado. Mas, ele também exerce influência sobre outra história que se pretende escrever precisamente em 2 de outubro deste ano: uma sucessão vitoriosa.

O gabinete localizado no primeiro andar do Palácio da Abolição, na esquina da avenida Barão de Studart com a rua Deputado Moreira da Rocha, estará ocupado por quem tem o nome sob avaliação do PDT para a disputa ao Governo do Ceará.

O ex-prefeito Roberto Cláudio, o presidente da Assembleia Legislativa, Evandro Leitão, e o deputado federal Mauro Filho, os outros pré-candidatos, agora travam este debate interno com a governadora do Ceará.

O desempenho na administração estadual e a vontade pessoal de pedir votos Ceará adentro para seguir no cargo serão fatores decisivos para a escolha que o grupo político liderado por Camilo Santana (PT), Cid Gomes e Ciro Gomes, ambos do PDT, terá de fazer e celebrar em convenção partidária.

"Toda minha energia, minha atenção, minha força de trabalho está voltada para cumprir a minha obrigação, que é trabalhar para o povo cearense. Então, nós temos uma agenda vigorosa para fazer, fruto de um trabalho de planejamento que vem sendo feito, mas nós sempre temos o que melhorar. Sempre temos desafios, muitas vezes correções de rota, e isso é algo que eu e nossa grande equipe estaremos atentos", afirmou a governadora na Assembleia Legislativa, onde tomou posse.

Pesquisas internas e aceitação de aliados também entram na complicada equação que tem como objetivo deixar todo mundo da base aliada feliz.

O PT é o segundo maior partido da aliança. José Guimarães, deputado federal, é o principal estrategista da sigla no Ceará. Ele lembrou que não era deputado estadual, mas suplente, até a assumir cadeira na Assembleia em 2000. Só precisou dessa chance, ele disse, para se tornar um dos mais influentes do País.

Com o próprio exemplo, ele quis dizer que Izolda tem a "chance de ouro" nas mãos. Arrematou o raciocínio com o que ainda não havia dito. "Ela é a favorita, sim, vou dizer isso aqui pela primeira vez, porque vai assumir o governo, e é a tese natural." Se será ou não candidata à reeleição, disse Guimarães, discussão para os próximos meses no seio da aliança.

Pré-candidato a presidente, Ciro Gomes (PDT) afirmou que o grupo não está procurando um perfil para enfrentar Capitão Wagner (União Brasil), pré-candidato de oposição ao governo, mas para "defender um projeto que tem hoje 60% das crianças de nível médio em ensino de tempo integral".

Indagado se Izolda é tão governadora quanto favorita a disputar o cargo que agora ocupa, Ciro respondeu que "depende do desempenho que a pessoa tem." O senador Cid Gomes (PDT) afirmou que "não há relação" entre a posse de Izolda e eventual decisão pelo nome dela para disputar a reeleição.

"O PDT vai procurar escolher seu candidato ouvindo os parceiros da aliança, ouvindo o governador, ex-governador, vai ser difícil a gente se acostumar com isso, que é quem lidera esse processo. Ele é quem vai liderar esse processo e nós queremos fazer isso em comum", disse Cid, acrescentando que ela continuará o que Camilo iniciou.

Indagado outra vez sobre a governadora e a possibilidade de sua reeleição, Cid ponderou que a disposição e o trabalho que fará são fatores a serem levados em conta a partir do "amplo entendimento" dos aliados. O PDT tem mais dois encontros regionais com os pré-candidatos, para totalizar 12. Em Sobral, reunirão municípios da região norte do Ceará. Em Itarema, contemplarão o litoral oeste.

O que você achou desse conteúdo?