Logo O POVO+
Com reuniões e mal-estar sobre pesquisa, sucessão no Ceará tem semana decisiva
Politica

Com reuniões e mal-estar sobre pesquisa, sucessão no Ceará tem semana decisiva

| GOVERNISTAS | Após reunião de pré-candidatos sábado, no domingo houve encontro virtual entre parlamentares do PDT para discutir a pesquisa e as repercussões na escolha da candidatura da sigla
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Em março, Camilo tirou foto com os pré-candidatos do PDT ao governo (Foto: Divulgação )
Foto: Divulgação Em março, Camilo tirou foto com os pré-candidatos do PDT ao governo

Com previsão de divulgação a partir desta segunda-feira, 4, a pesquisa de intenção de voto contratada pelo PDT com os nomes dos pré-candidatos do partido ao Governo tem causado mal-estar em parte dos deputados estaduais pedetistas.

Uma fonte informou que parlamentares da legenda se reuniram virtualmente neste domingo, 3, para discutir o assunto e as repercussões no processo interno de escolha do representante da sigla na disputa eleitoral.

Entre os pontos que vêm causando incômodo está principalmente o fato de que a sondagem já havia sido contratada e seu questionário, elaborado, quando o presidenciável Ciro Gomes (PDT) anunciou que o levantamento seria feito e divulgado.

A novidade foi comunicada pelo pedetista durante reunião com os quatro pré-candidatos na terça-feira da semana passada, dia 28. Participaram do encontro a governadora Izolda Cela, o ex-prefeito Roberto Cláudio, o deputado estadual Evandro Leitão e o deputado federal Mauro Filho.

A sondagem, no entanto, já estava na rua desde o dia anterior, 27/6 - o campo da pesquisa se estendeu até a sexta-feira, 1º/7. A nota fiscal com registro do pagamento, no valor de R$ 154,5 mil, data de 24 de junho. A formalização no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) foi em 28/6.

Deputados também se queixam de que o questionário aplicado é enxuto, sem avaliar potenciais apoios aos nomes do PDT, mas unicamente o grau de conhecimento dos postulantes e o desempenho de cada um contra o principal oponente do grupo, o deputado federal Capitão Wagner (União Brasil).

Essa não é a primeira manifestação de reserva em relação à pesquisa do PDT. Dois dias depois das falas de Ciro, Izolda foi às redes sociais para minimizar a importância da ferramenta como parâmetro para deliberação sobre o cabeça de chapa do governismo.

"Para além de pesquisa, que fornece apenas o retrato do momento, a mais de três meses da eleição", disse a governadora, "penso que é preciso ter sempre em mente que o amplo diálogo e a união de forças têm sido fundamentais para o Ceará seguir em frente com realizações importantes".

Sob responsabilidade da Quaest Pesquisas, o levantamento prospecta a chance de o eleitor votar em uma lista de nomes sugeridos, entre os quais se incluem Eunício Oliveira (MDB) e Luizianne Lins (PT) - além dos pedetistas, de Wagner e de Adelita Monteiro, pré-candidata do Psol.

A sondagem apura ainda a avaliação do governo Izolda e do ex-governador Camilo Santana (PT) e a intenção de voto para presidente da República, com cenários de segundo turno testados.

Fim de semana de reuniões estratégicas na base e na oposição antes da pesquisa do PDT

A semana deve ter movimentos decisivos na escolha da candidatura do PDT ao Governo do Estado. A partir desta-segunda-feira, poderá ser divulgada pesquisa de intenções de voto contratada pela legenda para orientar a decisão.

O PDT tem dito que pretende ter uma definição até por volta de 15 de julho, o que significaria fazer a escolha até a semana que vem, embora o prazo legal vá até 5 de agosto. Além disso, o ex-senador Eunício Oliveira (MDB) disse que só tem compromisso de esperar até 10 de julho — ele admite aliança no caso de a candidata ser a governadora Izolda Cela.

Na sexta-feira, Eunício se reuniu com o pré-candidato da oposição, Capitão Wagner. No sábado, Camilo Santana conduziu encontro com os quatro pré-candidatos pedetistas.

 

O que você achou desse conteúdo?