Logo O POVO+
Vice de Wagner será Raimundo Gomes de Matos, diz filho do ex-deputado
Politica

Vice de Wagner será Raimundo Gomes de Matos, diz filho do ex-deputado

Segundo Pedro Matos, o prefeito Acilon Gonçalves (PL) e Capitão Wagner fecharam acordo em torno do nome de Raimundo Gomes de Matos em reunião na tarde de ontem
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
RAIMUNDO Gomes de Matos é nome do PL  (Foto: MAURI MELO/ O POVO)
Foto: MAURI MELO/ O POVO RAIMUNDO Gomes de Matos é nome do PL

O vice do pré-candidato ao Governo do Estado Capitão Wagner (União Brasil) será Raimundo Gomes de Matos (PL), informou ontem o filho do ex-deputado federal, Pedro Matos (PL). Segundo ele, o prefeito do Eusébio e presidente do PL Acilon Gonçalves e Wagner fecharam acordo em torno do nome de Raimundo em reunião na tarde dessa quinta-feira, 4.

O anúncio oficial, ainda conforme Pedro Matos, vai ser feito na convenção do PL, marcada para as 16 horas de hoje, num ginásio no Eusébio.

Desde que declarou apoio a Wagner, o PL vinha debatendo alternativas internamente antes de selar aquele que seria companheiro de chapa do deputado. Além de Raimundo, estava no páreo a nora de Acilon, Carla Ibiapina, casada com o prefeito de Aquiraz, Bruno Gonçalves, filho do dirigente estadual do PL.

Ex-tucano, Raimundo era cotado como candidato ao Governo caso o partido do presidente Jair Bolsonaro decidisse lançar candidatura própria no Ceará. As conversas com Wagner, no entanto, prosperaram, e o PL acabou optando por estar ao lado do deputado já no primeiro turno, de modo a fortalecer a oposição.

Além do PL, estão na chapa do candidato do União Brasil outras seis legendas. Duas delas fecharam apoio ontem com o parlamentar: o Republicanos e o Podemos. Com a vaga de vice preenchida pelo indicado do PL, caberá a Wagner o anúncio em convenção nesta sexta-feira do nome que vai disputar cadeira no Senado na chapa encabeçada por ele.

Questionado sobre o quadro escolhido, o deputado fez mistério. Quer reservar surpresa para a hora do evento partidário.

Até agora, o postulante lidera o maior arco de alianças entre os candidatos ao Abolição, à frente de Elmano Freitas (PT), com cinco partidos, e de Roberto Cláudio (PDT), também com cinco.

Prestes a ser homologado, Wagner disputa a sua sexta eleição, das quais duas foram para cargos majoritários e quatro para proporcionais. Em 2020, o parlamentar concorreu à Prefeitura de Fortaleza e foi ao segundo turno contra José Sarto (PDT), perdendo por diferença de menos de três pontos percentuais.

Neste ano, Wagner enfrenta um velho conhecido, Roberto Cláudio, que já foi seu adversário em 2016, quando RC postulou a reeleição e venceu, também no segundo turno, a disputa pela Prefeitura de Fortaleza.

Quixadá, Ce, BR 23.03.22  presidente Jair Bolsonaro (PL), durante evento em Quixadá, Sertão Central do Cear
Na foto: Capitão Wagner (Fabio Lima/O POVO)
Quixadá, Ce, BR 23.03.22 presidente Jair Bolsonaro (PL), durante evento em Quixadá, Sertão Central do Cear Na foto: Capitão Wagner (Fabio Lima/O POVO)

Podemos e Republicanos fecham com Wagner, que chega a 7 partidos na aliança

O deputado federal Capitão Wagner (União Brasil) ganhou mais dois apoios partidários ontem. O Podemos fechou aliança na tarde de ontem com o candidato ao Governo do Estado e líder na pesquisa do Ipespe, divulgada ontem pelo O POVO. Mais cedo, o Republicanos também havia fechado acerto com o representante do União na corrida eleitoral.

Em vídeo divulgado posteriormente, o vereador Ronaldo Martins, presidente estadual do Republicanos, confirmou o apoio a Wagner. A sigla do vereador vinha sendo cortejada por UB e o PDT de Roberto Cláudio, mas acabou ficando com o bloco da oposição.

Com a adesão de Republicanos e Podemos, o grupo comandado pelo deputado soma sete forças políticas. Além das duas já mencionadas e da própria legenda de Wagner, compõem a chapa Avante, PTB, PL e Pros.

Convenção do União Brasil prevista para hoje vai oficializar a aliança e o nome de Capitão Wagner para a disputa pelo Palácio da Abolição.

O que você achou desse conteúdo?