Logo O POVO+
Cearense Guimarães será líder do governo Lula na Câmara
Politica

Cearense Guimarães será líder do governo Lula na Câmara

Petista estará na linha de frente das articulações na Câmara
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
José Guimarães, líder do governo Lula na Câmara (Foto: AURÉLIO ALVES)
Foto: AURÉLIO ALVES José Guimarães, líder do governo Lula na Câmara

O deputado federal cearense e vice-presidente nacional do PT, José Guimarães, foi anunciado por Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como líder do governo na Câmara dos Deputados. Natural de Quixeramobim, Guimarães é o principal líder do partido no Ceará. Com trajetória de décadas no partido, ainda muito jovem foi chefe de gabinete de Maria Luiza Fontenele na Prefeitura de Fortaleza e, mais tarde, deputado estadual.

Atravessou uma crise quando um assessor foi preso com dinheiro na cueca ao tentar embarcar no aeroporto de Congonhas em meio ao escândalo do mensalão, em 2005. Os processos sobre o caso foram encerrados sem que tenha sido constatada culpa do deputado, que agora chega ao auge da trajetória em Brasília. O parlamentar vai para o quinto mandato de deputado federal.

Para a liderança no Senado, Lula escolheu o senador Jaques Wagner (PT-BA). Amigo do presidente eleito, Wagner já foi ministro do Trabalho e Emprego, ministro das Relações Institucionais, ministro da Defesa e ministro-chefe da Casa Civil nos governos de Lula e Dilma Rousseff (PT).

O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) foi indicado líder do governo no Congresso Nacional.

"Nada dará certo se não tivermos bons líderes na Câmara e no Senado", afirmou o presidente eleito.

"Wagner e Gleisi Hoffmann (presidente do PT) são duas pessoas que tive a liberdade de dizer que não seriam ministros. Wagner porque eu precisava dele no Senado e Gleisi porque o PT precisava dela para dirigir o maior partido de esquerda da América Latina. Ela tem que trabalhar muito para costurar as várias tendências que o nosso partido tem. Não é fácil. O papel dela hoje é tão ou mais importante que qualquer cargo do governo", acrescentou Lula, após anúncio de 16 novos ministros nesta quinta-feira.

Além de anunciar ministros e líderes, o presidente eleito ainda prometeu que vai escolher mulheres para presidir a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil. Os nomes, no entanto, não foram antecipados pelo petista.

O primeiro escalão terá número recorde de mulheres, mas todos os ministérios que funcionam no Palácio do Planalto e trabalham diretamente com Lula serão ocupados por homens. Os petistas Alexandre Padilha (Secretaria de Relações Institucionais), Marcio Macedo (Secretaria-Geral), Rui Costa (Casa Civil), e o general Gonçalves Dias (Gabinete de Segurança Institucional) serão os ministros palacianos. Homens vão comandar 26 pastas. (Com Agência Estado)

O que você achou desse conteúdo?