Deputados aliados do ex-presidenciável Ciro Gomes, e opositores do governo de Elmano de Freitas (PT), saíram em defesa dele nesta terça-feira, 7, após pedetista ser rebatido e criticado por parlamentares governistas e integrantes do outro bloco no PDT.
"Ciro, por conta talvez dessa infeliz disputa, briga, queiram dar qualquer nome ao que está acontecendo no PDT, tem enfrentado esses problemas. Chamaram de traidor, falaram que em cachorro morto ninguém bate. Ele apresentou diversas denúncias e as pessoas procuram desqualificar chegando a dizer que ele não presta", disse o deputado estadual Cláudio Pinho (PDT)
A fala de Ciro foi no último dia 27 de outubro, quando afirmou que hoje no Ceará não se realiza uma obra pública sem pagamento de propina. Ele foi rebatido por aliados de Elmano e interpelado pelo próprio governo do Ceará.
O líder de Elmano na Alece, o deputado Romeu Aldigueri (PDT), disse: “Agora, Ciro Gomes terá que provar na Justiça suas irresponsáveis e destemperadas acusações contra diversos órgãos do Estado”.
Além de Pinho, os deputados do PDT que fazem oposição ao governo, Antônio Henrique e Queiroz Filho, também saíram em defesa de Ciro Gomes. De acordo com eles, não se deve tentar desqualificar a pessoa, mas alertar para o que ele diz.
"Eu não tenho jamais o que dizer contra um homem que só trabalhou e prestou o seu talento e continua trabalhando alertando o povo cearense e o povo brasileiro", declarou Antônio Henrique.
Cláudio Pinho chegou a sugerir criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar as denúncias feitas por Ciro. "É momento de trazermos a verdade. Esta casa não pode pactuar com mentiras", disse.
O deputado estadual Sargento Reginauro (União) apresentou um requerimento para convocar o ex-ministro a esclarecer suas falas na Alece. Ele corroborou a fala de Pinho na Casa e disse que Ciro é uma figura pública de peso.
"A oportunidade de ouvir esse homem, eu fiz esse requerimento para que a Casa aprove e Ciro Gomes seja convidado a vir a essa Casa esclarecer, apresentar provas. Não é possível que essa Casa não queira, inclusive em defesa do governador, acolher esse requerimento para que a gente possa tirar limpo essa situação", disse.
A sugestão da criação de uma CPI para ouvir e investigar as denúncias de Ciro também ganharam sinalizações positivas dos deputados Alcides Fernandes (PL) e Dra. Silvana (PL), que integram o bloco oposicionista na Alece.