Logo O POVO+
Escolhido para liderança de Sarto, Iraguassú Filho diz que aguarda anúncio do prefeito
Politica

Escolhido para liderança de Sarto, Iraguassú Filho diz que aguarda anúncio do prefeito

Nome de Didi Mangueira (PDT) também circulou entre colegas, mas parlamentar se afasta da possibilidade
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Iraguassu Filho deve assumir liderança de Sarto na Câmara Municipal de Fortaleza (Foto: CMFor)
Foto: CMFor Iraguassu Filho deve assumir liderança de Sarto na Câmara Municipal de Fortaleza

O suplente de vereador em exercício Iraguassú Filho (PDT) é o nome escolhido para ocupar a cadeira de líder da gestão Sarto na Câmara de Fortaleza (CMFor), conforme informou o colunista Carlos Mazza. Em entrevista ao O POVO nesta quinta-feira, 30, o parlamentar afirmou que teve uma conversa informal com o chefe do Executivo municipal e aguarda o anúncio.

“A gente está aguardando o anúncio do prefeito. Ele deve estar fazendo avaliações para ver o melhor momento e, por enquanto, nosso líder Carlos Mesquita e vice-líder Didi Mangueira vão conduzindo e a gente vai também contribuindo. Eu tive uma conversa informal [com o prefeito]. [Ele] disse que me chamaria para conversar e a gente está esperando esse momento, mas o tempo é o que o prefeito achar o melhor oportuno”.

Iraguassú é o primeiro suplente do PDT na Casa parlamentar. Ele assumiu o mandato na CMFor por conta da licença de Elpídio Nogueira (PDT), irmão de Sarto, que está à frente da Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor) desde 2021. O nome do vereador circula entre os colegas desde que foi anunciado o “pedido de saída” de Carlos Mesquita.

No último dia 20, o prefeito Sarto informou que Mesquita, “na verdade, não foi destituído. Ele pediu para sair. Ele sentiu-se sobrecarregado com a carga política". A situação acontece após o vereador protagonizar polêmica sobre verbas para o tratamento do câncer no Ceará.

Didi Mangueira

Outro nome que circulou na Casa foi o do também suplente de vereador Didi Mangueira (PDT). Ele voltou aos trabalhos na Câmara recentemente. Por lá, Didi exerce a função de vice-líder da gestão Sarto. Ao O POVO o parlamentar disse que a condição de segundo suplente é um dos fatores que o afasta de assumir a titularidade da função.

Siga o canal de Política do O POVO no WhatsApp

“Mas eu ponderei e o próprio prefeito… Quando você está na minha situação, que estou assumindo como suplente, assumir liderança, né? Numa suplência que não é a primeira, fica mais difícil de ser mantido. Aí a gente ponderou isso, de continuar na liderança. Fica meu nome à disposição. A gente defende o nome do vereador Iraguassú porque ele é o primeiro suplente de 10. Hoje, sou o segundo e nós entendemos que isso dificulta de certa forma, mas fiquei muito honrado com meu nome circulando. Ainda estou na liderança com o Mesquita”.

Questionado se deve permanecer na vice-liderança caso Iraguassú assuma a titularidade, Didi informou que não conversou nem com o prefeito e nem com o indiciado sobre o assunto. “Se permanecer, vou continuar trabalhando aqui na defesa do Sarto, mas se não permanecer, vou continuar defendendo porque é o PDT, é o prefeito do meu partido que está fazendo uma grande gestão”.

O que você achou desse conteúdo?