O prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), começou a semana se reunindo com vereadores da base de seu governo e antecipou, em coletiva de imprensa, que terá, ainda, dois encontros com o presidente nacional licenciado do PDT e ministro da Previdência, Carlos Lupi. A informação foi dada nesta quarta-feira, 10, antes da posse dos novos conselheiros tutelares da Capital cearense.
Sarto e aliados, no entanto, garantem que os encontros são para alinhar as demandas administrativas. Questionado sobre o jogo político frente às eleições municipais que se aproximam, sendo o prefeito principal interessado no pleito visto que é o candidato à reeleição, o gestor preferiu deixar a discussão para abril, quando acontece a janela eleitoral.
"A gente começou o ano conversando com a base na Câmara Municipal. A estratégia política é definida a partir do momento que começa o jogo. O jogo deve começar com a janela eleitoral (partidária), dia 5 de abril, onde a movimentação tem um prazo para filiação partidária e, aí, a gente vai saber quais serão os candidatos, pelo menos a vereador. Candidato a prefeito a gente tem o prazo das convenções que se estende até 5 de agosto".
Sobre as negociações, Sarto respondeu apenas: "Estão muito bem. Obrigado!".
De acordo com o vereador Iraguassú Filho, novo tesoureiro do PDT Ceará e líder do governo Sarto na Câmara, os encontros "têm foco muito mais nos resultados da administração do que propriamente no processo eleitoral, mas, obviamente, é um ano eleitoral e esse assunto vem à tona".
"As deliberações vão ficar mais à frente, principalmente tomadas pelos presidentes dos partidos, tanto em nível estadual como municipal, dialogando com os outros partidos", explicou Iraguassú. Quanto às alianças, o vereador disse que "isso está sendo conversado em nível nacional também".
Siga o canal de Política do O POVO no WhatsApp
E completou: “Localmente, já existem nove partidos: PDT, PSDB, Cidadania, Avante, Agir, PMB, PMN, PRD. Esses já tem um alinhamento com o prefeito Sarto, na perspectiva de já fazerem parte da gestão. Se algum outro partido vier, as conversas vão dizer e, até antes da convenção, que vai ser entre junho e julho”, estipulou Iraguassú. “Então, isso está sendo dialogado, mas o foco do prefeito é a gestão, é a entrega, são os serviços, é o que a população espera”.
Conforme antecipado pelo colunista do O POVO Carlos Mazza, o ministro Carlos Lupi chega a Fortaleza na próxima sexta-feira, 12. Na ocasião, o dirigente nacional licenciado do PDT deve estabelecer parcerias com a gestão Sarto e a Câmara Municipal, além de realizar ato empossando nova Comissão Provisória que ficará à frente da legenda pedetista no Ceará.
Quando ao encontro, o prefeito disse ter agenda nesta quinta e sexta-feira, 11 e 12, com Lupi. Sem antecipar o assunto, ele afirmou apenas que terão "no mínimo duas pautas públicas com o ministro", mas ainda estão "afinando os detalhes".