Logo O POVO+
Cascavel retoma serviços após orçamento ser aprovado em sessão sem presidente da Câmara
Politica

Cascavel retoma serviços após orçamento ser aprovado em sessão sem presidente da Câmara

Atividades foram retomadas ainda na terça-feira, 16. Prefeitura já enviou orçamento ao Tribunal de Contas do Estado (TCE), enquanto presidente da Câmara afirma que sessão que aprovou os projetos é uma "manobra ilegal"
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
MERCADO Municipal de Cascavel reabriu após vereadores aprovarem orçamento (Foto: Maria Bernardo/Arquivo pessoal)
Foto: Maria Bernardo/Arquivo pessoal MERCADO Municipal de Cascavel reabriu após vereadores aprovarem orçamento

Os estabelecimentos que prestam serviços públicos no município de Cascavel, a 62 quilômetros de Fortaleza, amanhecerem de portas abertas nesta quarta-feira, 17. O cenário se dá após vereadores aprovarem orçamento em sessão sem a presidente da Câmara Municipal, vereadora Priscila Lima (Cidadania).

O prefeito Tiago Ribeiro (PT) anunciou na última segunda-feira, 15, a suspensão dos serviços públicos a partir da terça-feira, 16, argumentando não haver autorização para uso das verbas municipais. O gestor autorizou a retomada na terça, logo após decisão favorável à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e à Lei Orçamentária Anual (LOA).

Localizado no Centro de Cascavel, na mesma rua da sede do Legislativo, o Mercado Municipal funcionou como nos outros dias de atividade normal.

Mercado Municipal de Cascavel reabre após vereadores aprovarem orçamento(Foto: Maria Bernardo/especial para O POVO)
Foto: Maria Bernardo/especial para O POVO Mercado Municipal de Cascavel reabre após vereadores aprovarem orçamento

Moradora dos arredores, a vendedora Maria Bernardo informou que os serviços voltaram ainda na terça-feira, no período da tarde, logo após a movimentação na Câmara Municipal. "Já normalizou. Voltou tudo ao normal depois do meio-dia".

Em sessão na manhã da terça-feira, a presidente da Câmara marcou sessão para deliberar na quinta-feira, 18, sobre a LDO e a LOA, nas comissões e em plenário. Os dois textos definem parâmetros para previsão e execução dos recursos municipais ao longo do ano. A LDO dá as diretrizes para o Orçamento ser formulado e a LOA faz a estimativa de receitas e autoriza os gastos. A presidente da Câmara argumentou que, pelo regimento, era necessário prazo de 48 horas para a votação.

Porém, no fim da mesma manhã, seis dos nove vereadores, ligados ao prefeito, assinaram a convocação de uma sessão para o mesmo dia e aprovaram as leis. A presidente da Câmara afirma que a sessão é inválida e a anulou.

LEIA TAMBÉM

O que dizem as partes

A presidente do Legislativo de Cascavel afirma que "os serviços nunca eram para ter parado, não existia motivo nenhum para isso". E completa: "Como teve êxito temporário na sua manobra ilegal, [os serviços] voltaram tudo".

Questionada sobre a sessão que ficou marcada para esta quinta-feira, 18, a parlamentar respondeu que espera a presença dos colegas para votarem o orçamento.

"A sessão foi convocada, esperamos que eles tenham consciência e venham votar o orçamento. Estamos terminando de preparar a peça, já fizemos o ato da Mesa Diretora anulando o ato ilegal deles e vou comunicar ao Tribunal de Contas do Estado (TCE), ao Ministério Público e à Prefeitura", afirmou ao O POVO.

Ainda conforme a parlamentar, a preocupação é o funcionamento do Município com um "orçamento ilegal". "Se eles não vierem votar o projeto legal, eu não vou utilizar o orçamento ilegal. Até que a Justiça decida, ficaremos nesse impasse desnecessário", declarou Lima.

Siga o canal de Política do O POVO no WhatsApp

A assessoria de comunicação do prefeito alegou que a sessão não foi ilegal. "Foi tudo perante o regimento da Câmara, conforme a lei”.

“O Tribunal de Contas já foi informado da LDO. Não entendemos porque ela não tem interesse em ter feito a votação das leis em questão, mas aconteceu com quórum. O vice-presidente deu prosseguimento a uma nova sessão e foram voltadas as leis”, completou. A prefeitura também confirmou que "tudo está funcionando normalmente" em Cascavel".

O que você achou desse conteúdo?