Logo O POVO+
Aliados de Elmano de Freitas reclamam de "politicagem rasteira"
Politica

Aliados de Elmano de Freitas reclamam de "politicagem rasteira"

Depois de ser muito atacado por oposicionistas, governador recebe apoio de aliados,que reclamam do que seria uma tentativa de "tirar proveito" de uma tragédia
Edição Impressa
Tipo Notícia
Deputados estaduais Romeu Aldigueri (PDT), Evandro Leitão (PT) e Guilherme Samapio (PT) (Foto: José Leomar/Alece, Yuri Allen (em 9/5/2024) e Júlio Caesar)
Foto: José Leomar/Alece, Yuri Allen (em 9/5/2024) e Júlio Caesar Deputados estaduais Romeu Aldigueri (PDT), Evandro Leitão (PT) e Guilherme Samapio (PT)

Após opositores do governador Elmano de Freitas (PT) criticarem atuação do Estado na área de segurança pública, parlamentares da base governista se manifestaram nas redes sociais rebatendo o que consideram "politicagem rasteira". Todos os enunciados referem-se à onda de violência que acometeu Fortaleza e Região Metropolitana entre a noite da sexta-feira, 21, e a madrugada do sábado, 22.

Líder do governo na Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), deputado estadual Romeu Aldigueri (PDT), manifestou "apoio irrestrito e incondicional" ao chefe do Executivo estadual. Ele também se solidarizou com os familiares das vítimas das ocorrências. "Quero reiterar que é hora de acabar a politicagem rasteira, com 'p' minúsculo, disseminação de fake news e oportunismo partidário eleitoral. É hora de nos unirmos para que juntos vençamos esse imenso desafio", escreveu nas redes sociais.

Presidente da Alece e pré-candidato do PT a prefeito de Fortaleza, o deputado estadual Evandro Leitão também rebateu os críticos. "Lamentável que alguns oportunistas se aproveitem desse momento de dor das famílias para tentar tirar proveito político. Não ajudam em nada e ainda torcem pelo caos. Não conseguirão", publicou. Além disso, o parlamentar reforçou que há intensificação das forças de segurança nas operações de combate ao crime comandadas pelo governador, com apoio dos Poderes Legislativo e Judiciário.

"Nosso Comitê Estratégico de Segurança, que ontem (sexta-feira) anunciou duras medidas contra o crime organizado, estará cada vez mais firme e unido na defesa da população cearense", finalizou Evandro. Dirigente do PT Fortaleza, o também deputado estadual Guilherme Sampaio considerou "lamentável" a postura do prefeito José Sarto (PDT) frente à crise na segurança pública do Ceará. "No momento em que as autoridades deveriam se unir para garantir a tranquilidade da população, como propôs o governador Elmano, o prefeito Sarto, que nunca fez nada pela segurança, se aproveita da desgraça alheia para fazer politicagem", finalizou Sampaio com uso da hashtag "Fortaleza quer mudança".

Ainda na sexta-feira, 21, os adversários políticos de Elmano e pré-candidatos à sucessão de Sarto, Capitão Wagner (União Brasil) e André Fernandes (PL), publicaram vídeos criticando a atuação do Estado e exigindo providências. Wagner se dirigiu à sede da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) afirmando não adiantar a construção de "prédio bonito e novo" sem outras iniciativas. "Temos tecnologia, temos bons prédios, mas não temos autonomia para polícia dar uma resposta, não temos efetivo adequado para as viaturas nem armamento compatível com o do crime organizado", afirmou em transmissão ao vivo nas redes sociais.

André Fernandes foi na mesma linha, mas também rechaçou a troca de farpas entre governador e prefeito quanto à responsabilização de crimes ocorridos na Capital. Quem também se manifestou foi o ex-prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio (PDT), cobrando dele iniciativas concretas para proteger o nosso povo".

Leia mais em Cidades páginas 19 e 20 e no Editorial página 22

 

O que você achou desse conteúdo?